Projeto analitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Amostra escolhida para a realização do projeto foi um refrigerante de sabor cola, este por ter uma em sua composição cátions e ânions sendo esperado evidenciar apresença do sódio, do carbonato e do fosfato na amostra.
Pra a identificação do sódio retiraremos uma alíquota da nossa amostra inicial adicionar uma gota de acidoacético diluído, 5 gotas de uracil-acetado de zinco e 10 gotas de álcool etílico e atritaremos as paredes do tubo de ensaio.
Na+ + (Zn(UO2)3Ac8 NaZn(UO2)3Ac9 (amarelo)Para a identificação do fosfato reitraremos uma alíquota da amostra e adicionar NH4OH ate o ph ficar acima de 13 de modo a todo o acido fosforico se dissociar etermos majoritarioamente a presença de fosfato na solução de modo que ao adicionar o AgNO3 formemos o maximo possivel de fosfato de prata que apresentará uma nitida coramarela.
3Ag+ +PO4-3 Ag3PO4 (amarelo)
Como neste grupo IV de anion o único a apresentar a coloração amarela em presença de prata é o fosfato não necessitamos autilização de outros teste pra confirma-lo.
Para a identificação do carbonato reitramos uma aliquota da nossa amostra iremos adiconar NH4OH de modo o pH ficar emtorno de 7 para evitar a formação de acido carbonico e CO2 desse modo evitar a perda do anion.Adicionar algumas gotas de cloreto de bario ate a formação de um precipitadobranco no fundo do tubo de ensaio para confirmar a presença neste solido a existencia de carbonato adicionar algumas gotas de HNO3 6 mol/L e evidenciar a formação debolhas que será a confirmação que temos carbonato pois irá eliminar nessa bolhas o CO2 que será a forma dissociada do H2CO3
CO3-2 + Ba+2 BaCO3(s) (branco)
tracking img