Blocos economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Blocos Econômicos

É uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Tem como uma das ideias principais avisão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto.
Os blocos econômicos classificam-se emzona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.

Zona de Livre Comércio: Tem como objetivo estabelecer o livre comércio de mercadorias e o investimento entre ospaíses-membros e a gradual eliminação das taxas de importação e tarifas alfandegárias.

União Aduaneira: O objetivo desse tipo de associação é criar uma zona de livre comércio com adoção de umatarifa externa e uma política comercial comum aos países membros, para comércio com outros países.

Mercado Comum: Além da livre circulação de mercadorias, serviços, mão-de-obra e capitais, o mercadocomum abrange as leis industriais, financeiras, ambientais e educacionais.

OS PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS

MERCOSUL
O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em março de1991, com o Tratado de Assunção, é o maior bloco econômico da América do Sul. É formado pelos seguintes países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela (mais recentemente).Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. O objetivo principal do MERCOSUL é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outroobjetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.

UNIÃO EUROPÉIA
É uma organização supranacional européia dedicada a incrementar a integração econômica e areforçar a cooperação entre seus estados membros.
Foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos seguintes países: Alemanha, França, Reino Unido,...
tracking img