Efeito chicote

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeito Chicote
O efeito chicote é definido como sendo a distorção da percepção da procura ao longo da cadeia de abastecimento na qual os pedidos para o fornecedor têm variânciadiferente da variância das vendas para o comprador. O efeito chicote (também conhecidos coletivamente como o “efeito bullwhip” ou “efeito whiplash”) é comum em sistemas de abastecimento,observados por Forrester, ao criar o conceito de dinâmica de sistemas e conceituado por Lee.
O efeito chicote é um fenômeno que produz impacto negativo sobre a regularidade e aestabilidade dos pedidos recebidos numa cadeia de abastecimento, em particular, observa-se este fenômeno quando a variação da procura aumenta à medida que se avança ao longo da cadeia.
Oefeito chicote foi também conhecido como logística executiva da Procter & Gamble devido ao fato de uma pequena variação nos pedidos, ao nível dos consumidores, provocar umaamplificação da variação ao longo da cadeia atuando junto dos seus intervenientes, como sejam os grossistas e os fabricantes
AS CAUSAS
Visto o alto custo incorrido para as empresas devido aosestoques, e sendo o efeito chicote um dos propulsores da variação dos mesmos, busca-se identificar as causas deste efeito. Pesquisas realizadas por Hau Lee em 2004 encontraram quatrocausas principais para o efeito chicote, como segue:

- Processamento da previsão de demanda;
- Jogo da Escassez ou Racionamento;
- Acúmulo de pedidos;- Flutuações de preços;

Cada um destes fatores tem o poder de causar o efeito chicote. Porém, podem atuar em efeito combinado, o que é muito provável, como será explicadoa seguir.




SITES DA PESQUISA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_chicote

http://www.logisticadescomplicada.com/como-reduzir-as-consequencias-do-efeito-chicote/
tracking img