Portfolio arte e cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Portifólio de Atividades Complementares
Arte e Cultura

Julho 2012
Atividade A1
Romantismo
a) O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX. Nas artes plásticas, o romantismo deixou importantes marcas. Artistas como o espanhol Francisco Goya e o francêsEugène Delacroix são os maiores representantes da pintura desta fase. Estes artistas representavam a natureza, os problemas sociais e urbanos, valorizavam as emoções e os sentimentos em suas obras de arte. Na Alemanha, podemos destacar as obras místicas de Caspar David Friedrich, enquanto na Inglaterra John Constable traçava obras com forte crítica à urbanização e aos problemas gerados pela Revolução Industrial. Nadramaturgia o romantismo se manifesta valorizando a religiosidade, o individualismo, o cotidiano, a subjetividad. Os dois dramaturgos mais conhecidos desta época foram Goethe e Friedrich von Schiller. Victor Hugo também merece destaque, pois levou várias inovações ao teatro. Em Portugal, podemos destacar o teatro de Almeida Garrett.
b)  1) Quais as modificações que a Revolução Industrial provocouna produção artística?

R:             Após a revolução industrial se inicia um novo modo de vida, a população rural migra para os grandes centros urbanos  em busca de oportunidades de empregos. Houve a ascensão do capitalismo onde o dinheiro se torna o bem mais importante.
             Devido à essas mudança, a produção artística alterou-se, houve a mudança da arte medieval para umaarte mais humana, que aborda mais a vida em modo geral.
             A primeira mudança que ocorreu foi o Romantismo para o Realismo, do século  XIX ao século XX a arte tornaria outro rumo, de uma lado apareceriam artistas ligados ao simbolismo, renovando a figura poeta romântica e do outro a posição foi tomada por artistas  que seguiram caminhos peculiares. De um lado era “ Arte pela arte “ e nooutro era “ Arte pela vida”.
        Em questão a urbanização das cidades, o prefeito Haussman percebeu que o modelo da cidade estaria muito antigo, onde as ruas eram extremamente estreitas, escuras e pequenas, com isso ele reformulou o modelo artístico da mesma, onde as ruas agora se encontravam amplas, bem espaçosas e com muito mais higiene, evitando doenças e pestes, que eram um grande problemana época.
        Outra transformação que ocorreu e foi uma das mais importantes foi a transição da sociedade para o individualismo, devido ao êxodo rural e das novas transformações econômicas.

c)
Francisco José de Goya Y Lucientes

Foi um pintor e gravador espanhol. Conhecido como "Goya, o Turbulento", suas produções artísticas incluem uma ampla variedade representativa deretratos, paisagens, cenas mitológicas, tragédia, comédia, sátira, farsa, homens, deuses e demônios, feiticeiros, etc.

A Maja Desnuda
A tela, juntamente com a sua companheira, A Maja Vestida, foi muito provavelmente concebida para fazer par com aquela: ambas as montadas numa moldura dupla, a tela com a moça vestida devia cobrir a nua como se fosse uma tampa que podia ser levantada. Estacriação inspira-se, sem duvida, nos célebres nus de Ticiano e de Calázques, mas estabelece o novo modelo de sensibilidade e visão exclusiva do artista, sem pretextos nem reparos, e talvez por isso foi tão apreciada pelos artistas do século xix, em primeiro lugar por Edouard Manet.

O Guarda-Sol
A mudança de Goya, um provinciano desconhecido de quase trinta anos, para Madri, em 1775, marca o começo deum novo trajeto pessoal e artístico em sua carreira. A primeira encomenda para a corte foi à realização dos cartões destinados aos tapeceiros da Real Fábrica de Tapetes de Santa Bárbara para decorar duas residências do9s soberanos espanhóis: o Palácio de São Lourenço do Escorial, onde a corte costumava passar o Outono, e o Pardo, em Madri, residência habitual de Inverno (os palácios de...
tracking img