Matrix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Em que implica o “Conhece-te a ti mesmo”?

Implica que as pessoas hoje em dia, não sabem nada além do que é necessário a elas, isso se impõe aos dogmas religiosos e a própria ignorância que em diversos casos cega e não gera curiosidade pelo desconhecido, que muitas vezes é temido, pois tudo que se desconhece não gera sentimento nenhum.
Conhece-te a ti mesmo, nos leva a pensar se conhecemoso que somos e o mundo em que vivemos, se tudo que é dito como verdadeiro é mesmo, ou se é só apenas uma máscara da verdade. Conhecer o mundo a sua volta, exerce que você deixe sua ignorância guardada dentro de uma gaveta e escavar os horizontes, mais isso é preciso muita ousadia. Conhecer você mesmo é um exercício somado a várias coisas que temos que por em prática todos os dias, e usar junto aoamor próprio a suas crenças e até mesmo a sua religião e questionar tudo que não se aplicar ao que você acha certo ou errado. Questionar, as questões que tem um vasto horizonte de perguntas e respostas e acima de tudo, tentar conhecer um pouco além do que a ignorância faz cegar.


2- Qual paralelo entre o Neo e Sócrates?

O grande paralelo entre Neo e Sócrates é que ambos travam batalhasmentais entre o que é real e o que é pré-estabelecido diante dos seus sentidos.
A diferença é que Sócrates fazia com que as pessoas vissem diante de seus olhos a ignorância que as cercavam, e Neo só conseguiu diferenciar a realidade a partir do momento em que decidiu tomar a pílula vermelha que Morfeu lhe ofereceu em troca da verdade.
Sócrates, assim como Neo, era influenciado por um espíritosuperior que os faziam desconfiar dos dogmas estabelecidos pela sociedade que surda os sentidos fazendo com que as pessoas não sintam interesse de procurar o que é real a partir do momento em que a barreira da ignorância é quebrada a luz aparece para si.




3- Qual o significado e a importância de Neo, Morfeu e Matrix?

Matrix: No filme a matriz é um mundo dos sonhos gerado por umcomputador, um gigantesco sistema de realidade virtual que simula o nosso mundo como é hoje e conecta toda a humanidade adormecida, mantida sem consciência da sua própria realidade. Depois de uma dura batalha com máquinas de inteligência artificial. Os humanos são utilizados como fonte principal e primordial de energia pelas máquinas. Impossibilitadas de usarem a energia solar, que não penetra mais naatmosfera.
Matrix no filme é um lugar ideal pelo fato de mostrar uma realidade pelo qual os humanos se renegam a conhecer. Por mero medo de se desprenderem ou de costumes impostos pelos dogmas religiosos. Matrix é como uma realidade escondida.
Morfeu: Ele é a causa pela qual as pessoas acabam conhecendo a verdadeira realidade que existe por de trás do que os olhos podem assistir. Morfeu dá a opçãoda verdade ou da ilusão aos que estão prontos para a grande descoberta, que é a Matrix. Morfeu é uma espécie de encaminhador da verdade.
Neo: Acreditava apenas no que os olhos pudessem ver, até que começou a ter sonhos com uma realidade desconhecida. Por sua grande aptidão por máquinas, computadores e vida cibyernetica, Neo é o grande escolhido para entrar na Matrix e tentar vencer essa verdadetotalmente obscura que cega as pessoas fazendo-as enxergar apenas o que é necessário.
Ambos têm sua importância para o filme e a importância necessária para cada exemplo de realidade e ilusão.






4- Como pode ser interpretada a questão de Neo ser “o escolhido”?
Por ele ser um pirata eletrônico, isto é, alguém capaz de invadir programas, decifrar códigos e mensagens, mas,sobretudo, porque ele também era um criador de programas de realidade virtual, um perito capaz de rivalizar com a própria Matrix e competir com ela. Por ter um poder semelhante ao dela, Neo sempre desconfiou de que a realidade não era exatamente como se apresentava. Sempre teve dúvidas em relação a realidade percebida e secretamente questionava o que era a Matrix. Essa interrogação o levou a vasculhar...
tracking img