Por uma escola do sujeito

Páginas: 2 (497 palavras) Publicado: 4 de junho de 2012
TITULO: Por uma escola do Sujeito
AUTOR: Francisco Silva Cavalcante Junior
RESENHISTA: Rita de Cássia Soares Ribeiro
PROFª: Socorro Cardoso

“O método (con)texto de letramentos múltiplos Ométodo (con)texto na vida de Xavier, Por fim....Sujeito, Palavra e Cultura, (Do livro Por uma escola do sujeito, edições Demócrito Rocha, 2001). O escritor Francisco Silva Cavalcante Junior trata de umlivro textos que transmitem experiências vivenciadas por alunos e professores a partir de leituras de textos motivando-os, a criação, interpretação, imaginação, comunicação e expressão de idéias esentimentos representadas em um contexto cultural e criação de novos conceitos a partir da leitura e escrita de textos.

“Voss [ a autora ] me ensinou que a definição de letramento precisa ser expandida.As escolas estão centradas em palavras. Não existe dúvida de que as palavras são importantes, mas elas são apenas um tipo de manifestação de inteligência. Ao focarmos em palavras e excluirmos outrasformas de expressão, estamos privando uma massa de crianças de darem suas valiosas contribuições à escola e à comunidade”. (pp. Xi-xii) Foi escrito pelo renomeado americano Donald Graves (1996), no seuprefácio ao livro Hidden Literacies [Letramentos Escondidos]. Aqui ele retrata a importância de as escolas, motivarem os seus alunos a expressarem o que sentem no papel fazendo texto-sentidos,incentivando-os a gostar de arte, música e expressão corporal e não só em leitura.

Nos três textos que compõem a obra, o autor expõe as vivências, as reflexões, às dúvidas e os questionamentos que osalunos passam adquirir, a partir do momento que participam da dinâmica de texto-sentidos. Existe uma forma diferenciada de expor as idéias, cada texto transmite um assunto que vai ligando uns aos outrose acabam sendo o mesmo significado do assunto abordado. O texto método e (con)texto na vida de Xavier relata as experiências de um adolescente, vividas no período que estudava, onde vivência e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola na formação do sujeito ético
  • Curriculo, Escola e Sujeito
  • A escola como espaço de emancipação dos sujeitos
  • Os sujeitos que produzem o cotidiano da escola
  • A (in) disciplina da escola na regulação dos sujeitos
  • A escola e a formação de um sujeito etico-politico
  • A escola e a formação de um sujeito ético – político
  • ARTIGO SOBRE A ESCOLA E SEUS SUJEITOS; A RELAÇÃO DA ESCOLA COM OS PAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!