Reprodutivismo e estruturalismo: a escola determinando o sujeito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Marley Augusta da Silva Santos
1°Ano, Pedagogia- UEMS

TEMA: Reprodutivismo e Estruturalismo: a escola determinando o sujeito

INTRODUÇÃO

O presente documento consiste no Plano de Apresentação do Seminário de Filosofia da Educação intitulado: Reprodutivismo e Estruturalismo: a escola determinando o sujeito.
Na primeiraparte abordarei as críticas que Pierre Bourdieu faz à instituição escolar, que são tidas como autônoma e absoluta. Enfatizarei o posicionamento defendido por Bourdieu de que a escola dissimula, verdadeiramente, uma violência simbólica nas suas ações pedagógicas.
Na segunda parte vamos relacionar as críticas feitas por Michel Foucault à escola e, como essa instituição, através das suas práticasdisciplinares, “cria” o sujeito, uma vez que toda a educação moderna é, explicitamente, uma educação voltada para a criação do sujeito no indivíduo.
Para Bourdieu, a escola é tida como um instrumento de violência simbólica, pois ela apenas reproduz os privilégios existentes na sociedade e acaba por beneficiar os que já são socialmente favorecidos.
Para Foucault, a escola é comparada com a prisãoque retira o indivíduo, de modo compulsório, do seu espaço familiar e social e os internam por longos períodos com o objetivo de moldar as suas condutas, disciplinar seus comportamentos e formatar os seus pensamentos.

1- OBJETIVOS

Fazer uma análise sintetizada dos posicionamentos dos filósofos Pierre Bourdieu e Michel Foucault em relação à escola, para demonstrar como a educaçãoinstitucionalizada e, as ações pedagógicas podem interferir na formação do sujeito.
Demarcar as críticas feitas pelos autores à educação do século XX, para compreendermos como a escola foi perdendo sua função de equalizadora social e colocando-se como disciplinadora e docilizadora de indivíduos.

2- CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para elaborar esse seminário fiz a leitura sistematizadados textos propostos pela
Profa. Maria Eduarda Ferro. Pesquisei, em acervos, virtuais artigos acadêmicos, vídeos e dissertação de mestrado que abordam o tema e levantamento bibliográfico na biblioteca da Universidade Estadual de Mato Grosso Sul- UEMS.

Conteúdos da exposição:
Slide 01: Capa
Slide 02: Biografia de Pierre Bourdieu
Slide 03: Biografia de Michel Foucault
Slide 04: Definição dostermos tópicos da temática em estudo: (reprodutivismo e estruturalismo).
Reprodutivismo: Teoria crítica que defende que a escola apenas reproduz as diferenças sociais. Ao invés de democratizar, perpetua o status quo, fazendo dessa instituição altamente discriminadora e repressiva (ARANHA, 1996, 188).
Estruturalismo: o termo estruturalismo não seria uma escola ou um movimento literário pelo fatode seus autores não estarem presos a nenhuma doutrina específica. Estruturalismo seria um léxico ao qual as ciências sociais recorrem com freqüência (PEREIRA, 2009 in: http://teorialiterariaufrj.blogspot.com.br)
Estruturalismo: (s.m.)
1. Teoria linguística que consideram a língua como um conjunto estruturado, onde as analogias definem os termos
2. Tendência comum a várias ciências humanas(psicologia, etnologia, etc.), que visam definir um feito humano em função dum conjunto organizado e dar conta deste último com o auxílio de fórmulas matemáticas (http://www.priberam.pt apud PEREIRA, 2009, internet).
Aqui é uma falsa premissa, haja vista, Bourdieu critica a escola por ela não cumprir a sua função em relação à sociedade.

Slide 5- ESCOLA: instrumento de equalização
“(...)caberia à escola desfazer as injustiças sociais, tornando-se uma alavanca do progresso e da democratização, bastando para isso que as pessoas tivessem ânimo e talento para estudar” (ARANHA, 1996, 188).
A escola, que é vista como instrumento que trabalha visando tornar iguais as chances de progresso social, tornar iguais os indivíduos de classes diferentes, não cumpre o seu papel.

Slide 6- Os...
tracking img