Politraumatismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I- INTRODUÇÃO

O paciente politraumatizado é diferente de qualquer outro tipo de doente, pelas próprias circunstâncias que originaram o seu estado; de um modo geral, era uma pessoa hígida e comsaúde, até que, subitamente, devido a algum tipo de acidente, passou a se encontrar em estado grave, necessitando de assistência médica imediata, sem que se encontrasse preparado de maneira alguma paratal situação.
Para que o êxito no socorro seja obtido, é fundamental que o paciente e suas lesões sejam manuseados corretamente desde o local do acidente, a fim de se evitar o agravamento aindamaior de seu estado (p. ex., avaliar a possibilidade de lesão da coluna cervical, mantendo, neste caso, a cabeça alinhada com o restante do corpo e evitar ao máximo movimentação de qualquer parte do corpodurante o exame.
Quanto ao auto cuidado, o técnico em radiologia deve estar causando as luvas de procedimento, mascara, sapatos fechados, jaleco, calças compridas e óculos.

II- DESENVOLVIMENTO1.1 Conceito
Uma Vítima é considerada Politraumatizada, sempre que apresente lesões em dois sistemas de órgãos, de quais pelo menos uma, ou a combinação das lesões, constitua um risco vital parao doente.
Mecanismo do Trauma
Choque frontal
Choque traseiro
Atropelamento
Esmagamento
Queda em pé
Soterramento
Electrocussão
Mergulho

1.2 Avaliações primarias doPolitramautizado

Escalonar as patologias tem-se tornado um método comum de avaliação de pacientes, no sentido de possibilitar um tipo mais rígido de observação e terapia. Estas escalas, entretanto, só deverãoser utilizadas se soubermos compreender totalmente as suas limitações. Elas são de muita utilidade para a comparação dos resultados de diferentes instituições médicas no atendimento dos pacientespolitraumatizados. São elas:
Escala de coma de Glasgow
Escala de gravidade da lesão
Escala politrauma-Schlussel
Escala de Trauma
Escala CRAMS (Circulation, Respiration, Abdomen, Motor, Speech...
tracking img