Politraumatismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR PIAUIENSE LTDA – SESPI
FACULDADE PIAUIENSE – FAP
CURSO: ENFERMAGEM BLOCO: VII

ESTUDO DE CASO
POLITRAUMATISMO

PARNAÍBA – PI
2012

RÉGIA ARAUJO
TAYNARA GOMES

ESTUDO DE CASO
POLITRAUMATISMO

Trabalho acadêmico desenvolvido na disciplina de Saúde Da Criança e do Adolescente,centro Cirúrgico e na disciplina da Mulher e Neonato como requisito de avaliação referente aoprimeiro bimestre do VI bloco de Enfermagem.

Professor(a):Juliana Rezende, Keyla Gomes e Katrine Prado.

PARNAÍBA – PI
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. HISTÓRICO

3. DIAGNÓSTICO MÉDICO

4. MEDICAÇÃO

5. CONCEITO

6. FISIOPATOLOGIA

7. LEVANTAMENTO DE PROBLEMAS / DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM

8. PLANO ASSISTENCIAL

9. PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM

10. EVOLUÇÃO, AVALIAÇÃO EPROGNÓSTICO.

11. CONSIDERAÇÕES FINAIS

12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

13. ANEXOS

1. INTRODUÇÃO
Este estudo de caso foi desenvolvido na disciplina de Centro Cirúrgico como requisito avaliativo referente à composição parcial da nota do segundo bimestre, com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e no campo de estágio, no qual fomos acompanhados eorientados pelas professoras e enfermeiras Juliana Rezende, Katrine Prado e Keyla Gomes.
Os estágios foram realizados na Unidade Básica de Saúde do Broderville Módulo 31, na Santa Casa de Parnaíba, Nossa Senhora de Fátima e no Hospital Dirceu Arco Verde (HEDA), que tiveram início em Setembro e terminaram em Dezembro deste ano,
Este estudo de caso teve grande relevância por ter sido um trabalhoincentivador da execução da prática dos conhecimentos obtidos neste período, em junção com as aulas teóricas.
2. HISTÓRICO
L.B.F., Solteiro, pardo, tem 16 anos,alfabetizado, Natural do município de Araioses- Maranhão, residente no mesmo, não tem filho, seu tio que o acompanhava relata não saber muito sobre a vida do sobrinho, mais que o mesmo vivia em condições normais, na maioria do tempo ficava narua jogando bola ou na casa dos amigos. Internado no Hospital Dirceu Arco Verde acomodado na Enfermaria da clínica cirurgica para Tratamento de suposto Diagnóstico de Politraumatismo, porém após ter em estado de choque hipovolêmico . Encaminhado ao referido hospital vindo de Ambulancia do município após o cliente ter sido encontrado ferido por conta do acidente automobilistico que sofreu narua dia 23/11/2012 nunca tinha feito cirurgias, porém submeteu-se a um procedimento cirúrgico após ter sofrido acidente, Morava com familiares é estudante.
3. DIAGNÓSTICO MÉDICO
Politraumatismo
4. MEDICAÇÃO
-dieta livre
- SF 0,9% _______________500ml EV rápido ;
-Dipirona 1ampola mais 10ml AD, EV 6h\6h;
- Voltaren (75mg) +1 ampo.IM, 12/12h;
- Cefalotina (1g)1frasco EV,6h\6h
- Heparina 5milunidades;
- Ranitidina 1 ampola+10ml AD EV,1x ao dia;
- 3 concentrado de hemácia EV lenda;

5. CONCEITO
são lesões múltiplas de diversas naturezas que podem comprometer diversos órgãos e sistemas. Essas lesões são provocadas por forças externas, que podem ser tanto um objeto chocando-se contra o corpo humano, ou o corpo humano chocando-se contra um objeto.Com reações sistemicas que podem levara falha ou a disfunção de orgão ou sistemas vitais diretamente não lesado pelo trauma.
Segundo as estastisticas da secretaria de saúde Estado de Minas Gerais no ano de 2010, que em um dia médio 170.000homens,mulheres e crianças sofrem traumatismo e aproximadamente 400morrem com resultado dessas lesões.
Lesão acidental é o maior assassino de pessoas de 1 a 44 anos.Esses dados estão diretamenteligados a explosão demográfica juntamente com os altos índices de violência e imprudências dos dias atuais.


6. FISIOPATOLOGIA
As fraturas do fêmur ocorrem, em geral, como resultado de acidentes de automóvel, de motocicleta, quedas de um plano elevado, tiro, esmagamento ou atropelamento, freqüentemente ocorrem em pacientes politraumatizados, sendo mais comum em pessoas jovens.

7.PREVENÇÃO
A...
tracking img