Escola de chicago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O tema que subjaz ao presente trabalho – Escola de Chicago -, é vasto, ramificado e assumiu tal relevância que se mantém actual nos nossos dias. Efectivamente, analisar teoricamente um tema de tamanha complexidade e inovação prática, reveste uma tarefa árdua, “titânica”, correndo-se conscientemente o risco de não “tocar” todas as notas de uma pauta tão vasta.

Numatentativa de abrangência teórica, resultou traduzida em letra, a análise, necessariamente breve, dos métodos de pesquisa inovadores e dos, chamemos-lhe, “fenómenos” que a Escola de Chicago focou e procurou resolver. Referimo-nos à “desorganização social”, à “criminologia ecológica” e à “delinquência juvenil”.

Por outro lado, daremos enfoque, quer às influências que a Escola recebeu(correntes como o Pragmatismo e o Interaccionismo Simbólico e Escolas Cartográfica, do Meio Social e Sociológica), quer às que exerceu sobre Cohen. Becker, Sutherland, Hirschi.

Enquadramento Histórico

A sociologia de Chicago torna-se, no início do século XX, um marco incontestável na pesquisa sociológica, uma vez que se debruça sobre métodos inovadores, privilegiando os métodos qualitativos, como aobservação participante ou a realização de entrevistas. A investigação no terreno, o focar de atenção da Escola de Chicago no “mundo desviante” para receber dados relevantes para a explicação do crime, condenou os métodos de pesquisa até aí utilizados, pois os seus sociólogos entendiam que a teoria se fazia depois da observação, da prática, através da indução.

Com o nascimento do departamentode sociologia da Universidade de Chicago, em 1892, a cidade tinha crescido a um ritmo exponencial, tornando-se numa das maiores cidades dos EUA, em resultado de um desenvolvimento industrial impetuoso, levando, também, a um forte crescimento urbanístico. Um grande número de pessoas confluía para a cidade, desde migrantes do “Middle West” a imigrantes europeus. O boom populacional determinou oalargamento da cidade. A este propósito, pode ler-se: Chicago tornara-se, assim, numa cidade industrial influenciada pela religião protestante, o capitalismo selvagem desenvolve-se, tornando-se numa cidade moderna, em aço e betão, onde aparecem os primeiros arranha-céus, (Coulon, 2007).

Toda esta prosperidade convergiu, a certa altura, para o aparecimento de alguns fenómenos sociais urbanos e noaumento da criminalidade, começando cada vez mais, a revelarem-se enquanto problemas sociais cuja resolução se impunha. O crescimento da criminalidade, da delinquência juvenil, o aparecimento de gangs, o aumento da pobreza, dos índices de desemprego e imigração, levaram à formação de várias comunidades com valores e culturas distintas (ghettos). O seu aparecimento e de toda uma actividade associadaao crime e a uma fragilidade ou inexistência do controlo social, bem como a perda de laços com a comunidade e com os pares, viria a servir de suporte para a Escola de Chicago, nascendo a partir daí um novo ramo de investigação concentrado em fenómenos que se verificavam no meio urbano, e do qual resultou a sociologia urbana, uma vez que todos estes problemas representavam uma espécie de"patologia social", que se viriam a converter-se nos principais objectos de pesquisa.

A primeira geração de sociólogos que fizeram parte da fundação do departamento de sociologia de Chicago, foi formada por nomes como Albin W. Small, Robert Park (1864-1944), Ernest Watson Burguess (1886-1966), Roderick Duncan Mckenzie (1885-1940), e William Thomas (1863-1947).

Influências recebidas

Foramvárias as Escolas (Cartográfica, do Meio Social e Sociológica) e as correntes (Pragmatismo e Interaccionismo Simbólico) que influenciaram de forma decisiva a Escola de Chicago.

Em Chicago, a sociologia beneficiou de um clima intelectual que seria incorrecto datar o seu desenvolvimento apenas a partir de 1915. Ab initio, a Sociologia foi profundamente influenciada por outras disciplinas...
tracking img