Politicas educacionais no campo do saber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICAS EDUCACIONAIS COMO CAMPO DE SABER
Jorge Barcellos 

A apresentação do problema
O campo da disciplina de Políticas Educacionais está experimentando uma expansão. Dentro da fragmentada configuração da Pedagogia, sua promessa é analisar, de forma explicita, os interesses sociais e políticos diversos nas ações governamentais, com ênfase na conjuntura mais recente, no caso, agorado  governo Fernando Henrique Cardoso.
No entanto, o hábito de associarmos a disciplina de Políticas Educacionais à Estrutura e Funcionamento de Ensino, e o fato de quase as tratarmos como  idênticas, levou-nos a não discutir suficientemente sobre sua história, possíveis definições, teoria,  metodologia e suas afinidades com os demais campos da Pedagogia. Seu programa envolve tópicos sobre a organização doSistema Nacional de Educação, formas de financiamento, além  do estudo de leis básicas como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). No entanto, a disciplina de Políticas Educacionais pode ser identificada parcialmente a estes domínios de interesse, uma vez que dificilmente poderemos limitar nestes tópicos o que o campo das  Políticas Educacionais podem tratar no futuro.Proponho que busquemos compreender o campo das Políticas Educacionais através das estratégias usadas pelas demais disciplinas, reivindicando territórios, objetos e paradigmas teóricos. Afinal, qual é o campo particular de objetos a que se dedica o Analista de Políticas Educacionais? Que tipo de metodologias utiliza, segue o campo vasto das Ciências Humanas em geral, ou da Pedagogia, em particular? Qual éa bibliografia de base para seu estudo? A resposta a esta ou a todas a perguntas é uma só: variada. Partamos da última questão. Sua bibliografia comum envolve desde textos sobre gestão escolar (Paro,Veiga) , Currículo escolar (Cunha, Moreira), Profissionais da Educação (Alves, Codo), ou seja, todos os estudos do campo de investigação pedagógica necessários para dar conta da realidade escolar.Nesse processo, também utiliza os principais estudos no campo da política ao marxismo. De fato, como outras disciplinas, a disciplina de Políticas Educacionais não é uma disciplina tradicional: é freqüentemente interdisciplinar, o que é, de certa forma, desagradável no campo da Pedagogia.
Qual é a metodologia da disciplina de Políticas Educacionais? Tenho um certo desconforto para defini-la, poisaparentemente, não parece ter nenhuma metodologia distinta ou forma ou análise que reivindique como sua. Estatística? Etnometodológica? Antropológica? Política propriamente dita? Receio que a disciplina de Políticas Educacionais não passe de uma bricolage, uma prática fragmentária a partir de questões que são colocadas de diversos contextos (sala de aula, ação governamental,opinião  pública)  atualizada constantemente pelas vivências dos alunos no interior da escola. Serve-se da legislação como uma desculpa, pois seu foco central é a ação governamental no campo da educação e os efeitos que pode oferecer nas vivências e experiências da realidade de ensino.
Por isso, retomar a questão das Políticas Educacionais como disciplina é um trabalho difícil. Uma disciplina sem respostas prontas, queutiliza a análise de textos, observação, entrevistas, exegese de legislação,  para oferecer insights e conhecimentos distintos para cada Analista de Políticas Educacionais. O que não significa que sua história não esteja sendo escrita neste preciso momento. Não há essencialmente, uma definição última para a disciplina de Políticas Educacionais, ela não é uma única coisa. Trata das ações governamentaisna  realidade escolar, na problemática da infância e da adolescência e os recursos e contradições dos investimentos públicos. No entanto é um investimento fundamental do campo da Pedagogia, pois propõe de imediato, soluções e alternativas estratégicas às ações do Estado em muitos contextos pré-definidos.  Por isso, a disciplina de Políticas Educacionais precisa continuar a ser exercida de...
tracking img