Politica quem manda porque manda como manda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo atômico de Rutherford
Os progressos da química, ao fim do século XVIII, haviam reedificado a teoria atômica sobre alicerces mais científicos do que as meras especulações de Demócrito.
(1871- 1937)
Mas a concepção ainda era algo ingênua, como se cada átomo fosse apenas um pedacinho invisível de matéria, com as mesmas propriedades da substância em que estivesse integrado. Quase cemanos se passaram, antes que as propriedades do átomo começassem a ser desvendadas.
Em fins do século XIX, já se havia detectado a presença do elétron, partícula atômica dotada da menor quantidade deeletricidade, em termos absolutos.
Nessa altura das pesquisas, a pergunta maior era a seguinte: como estão dispostos e integrados no átomo esses misteriosos elétrons?
As respostas a essa e a muitasoutras questões viriam a ser dadas por um físico neozelandês, que chegaria a provocar artificialmente a destruição e a transmutação de núcleos do átomo. Com seu trabalho, Ernest Rutherford deuimportante contribuição para que a física atômica pudesse seguir o curso de evolução que a trouxe ao estágio de hoje.
Os primeiros tempos da vida de Rutherford enquadram-se no lugar-comum de tantas outrasbiografias de grandes personagens.
O pai, um escocês que emigrara para a Nova Zelândia, vivia de consertos de carruagens, na cidade de Nelson, quando Ernest nasceu, a 30 de agosto de 1871.
O futurocientista era apenas o quarto filho do casal: outros nove viriam para onerar ainda mais o minguado orçamento da família.
Mas a Nova Zelândia era uma terra de novas oportunidades, nessa época. Numesforço empreendedor, o velho Rutherford conseguiu iniciar uma fiação de linho e com ela prosperou.
Não que enriquecesse. Mas pôde dispor de recursos para custear a educação de alguns filhos,especialmente Ernest, que se destacava pela inteligência e versátil curiosidade: tanto obtinha boas notas em matemática, física e química, quanto em disciplinas literárias, especialmente latim, francês e...
tracking img