RESENHA Jo O Ubaldo Ribeiro Pol Tica

565 palavras 3 páginas
RESENHA – João Ubaldo Ribeiro
Política – Quem manda como manda e porque manda?

A política tem haver com tudo que esta relacionada ao nosso cotidiano e esta é outra concepção equivocada que o livro busca esclarecer para seus leitores. Visando ao leitor a ter consciência do papel importante que é a politica em nossa sociedade para o futuro e presente, pois ela influência na condução da mesma/sociedade. Quando deixamos de nos interessar por ela, não quer dizer que estamos sendo apolíticos, pois, mesmo assim, se nada fizermos continuaremos/estaremos sendo políticos, como João Ubaldo Ribeiro descreve em um trecho do livro, “Estamos contribuindo para a perpetuação de uma situação indesejável ou inaceitável”.
A sociedade usa o termo apolítico de modo que traduz como “ausência de política”, mas estamos nos equivocando quando pensamos desta maneira. Pois quando nada é feito a respeito ao tomarmos esta atitude estamos sendo apolíticos, na realidade não tendo a mínima consciência das ações indesejáveis que deste ato pode gerar. Fazendo uso de exemplos do nosso cotidiano, o autor João U.R. nos permite perceber claramente que todas nossas atitudes, modos de agir, pensar e até mesmo a educação das pessoas então intrinsecamente ligada à política. Logo podem afirmar que não há apolíticos, e sim pessoas desinteressadas em melhorias na sociedade onde vive, pois, ela esta em nossos atos, na conduta de cada cidadão. Sendo assim, não há como afirmar que não somos participantes de política.
Desta forma que a política encontra se em nossas vidas, ao dialogarmos com algumas pessoas fica nítido a carência de conhecimento político que os cidadãos brasileiros têm e não sabem se quer sobre quem manda como manda e por que manda, apenas obedecem. E seus direitos e deveres como cidadão a quem tenha medo de utiliza-los. Quantas serão as escolas brasileiras que ensinam lições sobre política e aprendem a discutir sobre seus direitos desde o ensino fundamental? E quantos são os candidatos

Relacionados