Poka yoke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão do Meio Ambiente e sua Aplicação nas Empresas

Mauro Felippini

Introdução

Este relatório tem o intuído de mostrar a real importância da gestão ambiental nas organizações e no cotidiano das pessoas.
Será abordado diversos assuntos como benefícios que a gestão ambiental trás para as pessoas, alguns acidentes provocados pelo homem e suas conseqüências para o meioambiente.
Será abordado também como as empresas e as organizações devem proceder para conseguir uma licença ambiental para começar um negocio ou para começar uma construção.

A gestão ambiental tem como missão primordial minimizar todo e qualquer tipo de impacto ao meio ambiental produzido pelas empresas em suas atividades. Tal processo gestor tem, muitas vezes, interessesconflitantes com diversos setores administrativos e produtivos nas organizações. Isto se dá porque a própria atividade das empresas gera impactos variados. Seja na utilização de matérias primas, seja na liberação de resíduos ao meio ambiente, seja nos resultados que o uso dos produtos gerados pelas empresas pode causar, nas pessoas, nos animais ou no ambiente. Assim, temos que a gestão ambiental ébastante importante e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso das entidades empresariais.
Da mesma forma, a legislação brasileira tem pressionado as empresas a buscarem formas produtivas menos nocivas, responsabilizando as organizações por qualquer dano causado ao meio-ambiente. Assim, a gestão ambiental é uma atividade cada vez mais essencial para o bom funcionamentoempresarial Na última década do passado século, o Brasil experimentou mudanças como conseqüência de seu crescimento econômico, bem como de sua rápida inserção no mercado mundial.
Estes dois fatores conduziram a considerar efeitos no manejo e operação do meio ambiente tanto para o segmento governamental como para uma parte importante das empresas localizadas nas regiões do país.
Oelemento fundamental que afeta e se vê em necessidade de se ajustar a tais efeitos na relação desenvolvimento econômico / meio ambiente, é o setor empresarial, o qual enfrenta não somente desafios econômicos de serem competitivos a baixos custos, senão também levar em consideração os fatores de caráter ambiental considerados externos à produção, distribuição e consumo das empresas e seus mercados.Isto se dá também porque as organizações perceberam que podem construir uma imagem de responsáveis ambientalmente, o que agrega valor às suas marcas. Caso queira saber mais sobre isto, leia este artigo cientifico sobre responsabilidade ambiental.
A qualidade da gestão ambiental passa a ser uma variável primordial no ambiente organizacional, sendo esta uma abordagem muito interessantee enriquecedora para uma dissertação de mestrado sobre Administração
É por isso importante impulsionar o desenvolvimento de inovadores instrumentos de assessoria e capacitação para fomentar nas pequenas empresas a gestão ambiental, as quais requerem orientar esforço, ou seja, construir liderança, à mudança de atitude e do conceito de desenvolvimento baseada exclusivamente no crescimentoeconômico, reconhecendo o papel que tem o meio ambiente, na produção e consumo de bens e serviços, de matérias primas e insumos, os quais se constituem no elemento primordial para conseguir a sustentabilidade, adotando uma postura participativa .

Benefícios da implementação do sistema ambiental

1. Conformidade legal, evita: Penalidades; Indenizações civis e processo criminal; Menor tolerância dasautoridades; Paralisação das atividades; Mudança de local.
2. Melhoria da imagem da companhia (reputação), pois:
Os consumidores preferem produtos ecologicamente corretos, e o mercado reconhece e valoriza organizações ambientalmente corretas cada vez mais;
Instituições financeiras e seguradoras avaliam o desempenho ambiental das empresas;
Transparência e empresas “limpas” são bem vistas;...
tracking img