Podc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO

O planejamento é uma das funções essenciais da gestão. Esta categoria inclui as ferramentas que ajudam os gerentes a determinar o que uma organização está fazendo no momento e o que ela pretende fazer no futuro, através de um processo de coleta de informações, criação de propriedade/responsabilidade e tomada de decisões estratégicas, ajudando-os também aoperacionalizar as metas e prioridades organizacionais de ano a ano para dar apoio ao enfoque organizacional.
As organizações não trabalham na base da improvisação. Tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento é a primeira função administrativa, por servir de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que define quais os objetivos a atingir e como se deve fazerpara alcançá-los. Trata-se de um modelo teórico para a ação futura. Começa com a definição dos objetivos e detalha os planos para atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define aonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência.
O planejamento é um processo que começa comos objetivos e define os planos para alcançá-los. O estabelecimento dos objetivos a serem alcançados é o ponto de partida do planejamento. A fixação dos objetivos é a primeira coisa a ser feita: saber onde se pretende chegar para se saber exatamente como chegar até lá. Objetivos são resultados futuros que se pretende atingir. São alvos escolhidos que se pretende alcançar em certo espaço de tempo,aplicando-se determinados recursos disponíveis ou possíveis. Assim, os objetivos são pretensões futuras que, uma vez alcançadas, deixam de ser objetivos para se tornarem realidade.
Além da hierarquia de objetivos, existe também uma hierarquia do planejamento. Nesse sentido, existem três níveis distintos de planejamento: o planejamento estratégico, o tático e o operacional.

a)Planejamento Estratégico: É o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas características são:
✓ É projetado no longo prazo e seus efeitos e conseqüências são estendidos para vários anos (em geral, cinco) pela frente.
✓ Envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional.
✓ Édefinido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao quais todos os demais estão subordinados.

b) Planejamento Tático: É o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização. Suas características são:
✓ É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.
✓ Envolve cada departamento, abrange seus recursosespecíficos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais.
✓ É definido no nível intermediário, em cada departamento da empresa.

c) Planejamento Operacional: É o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica. Suas características são:
✓ É projetado para o curto prazo, para o imediato.
✓ Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com oalcance de metas específicas.
✓ É definido no nível operacional, para cada tarefa ou atividade.

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Organização como uma entidade social é aquela dirigida para objetivos específicos e deliberadamente estruturada. A organização é uma entidade social porque é constituída por pessoas. É dirigida para objetivos porque é desenhada para alcançar resultados — comogerar lucros (empresas em geral) ou proporcionar satisfação social (clubes) etc. É deliberadamente estruturada pelo fato de que o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização. Nesse sentido, a palavra organização significa um empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. Essa definição se aplica a todos os tipos de organizações,...
tracking img