Biografia de john dewey

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1349 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Impacto
Trabalho de Filósofia – Ensino Médio
Educação de jovens e Adultos – EJA
Modalidade á Distância

Aluna: Luciana Alves da Silva

Brasília, Agosto de 2010
Luciana Alves da Silva

Brasília, Agosto de 2010
ÍNDICE
Introdução ----------------------------------------------------------------------- 04
Biografia John Dewey--------------------------------------------------------- 05
Outros Dados ---------------------------------------------------------------- 05,06
Filosofia da Educação --------------------------------------------------------- 06
Pragmatismo em Dewey ------------------------------------------------------ 07
Conclusão ----------------------------------------------------------------------- 08
Bibliografia--------------------------------------------------------------------- 09

INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei apresentar a Biografia do Filósofo John Dewey, Filosofia da Educação, Pragmatismo em Dewey e sua Filosofia da Educação.

Biografia John Dewey

Dewey, professor de 1904 a 1931 na Universidade de Colúmbia em Nova York, é um dos representantes mais significativos do pragmatismo norte-americano. Partindo das ciênciasnaturais, do materialismo, do behaviorismo e da experiência prática, concebeu o pensamento como um instrumento para o intercâmbio, definindo, por isso, sua filosofia como instrumentalista. O crescimento e o desenvolvimento são os termos-chave de seu pensamento filosófico, cujo objetivo primordial é a solução das tensões e a melhoria das relações sociais. Dewey defendeu uma humanização da sociedadecapitalista, e sua obra pedagógica Democracia e Educação (1916) foi determinante para o que neste século se evoluiu no sistema educativo norte-americano. Como psicólogo, sustentou a idéia de que todas as formas de relação conduziam basicamente a uma adaptação ao meio (funcionalismo).
Graduou-se pela Universidade do Vermont em 1879 e exerceu as funções de professor do secundário durante dois anos,tempo em que desenvolveu um profundo interesse por Filosofia. Em Setembro de 1882 deixou o ensino e retornou à universidade para estudar Filosofia, na Universidade Johns Hopkins, onde obteve o doutoramento. Dewey exerceu a função de professor de Filosofia na Universidade de Michigan, onde ensinou a partir de Setembro de 1884. Três anos mais tarde (1887), publicava o seu primeiro livro,Psychology, onde propunha um sistema filosófico que conjugava a estudo científico da psicologia com a filosofia idealista alemã.
Esse livro foi importante para o passo seguinte da carreira de Dewey: o cargo de professor de Filosofia Mental e Moral na Universidade de Minnesota, que assumiu em 1888. Porém, no ano seguinte, após a morte súbita do seu mentor, George Morris, regressou à Universidade de Michiganpara se tornar chefe do Departamento de Filosofia. Em 1894, no entanto, saiu de Michigan para a recém-criada Universidade de Chicago onde em breve passava a liderar o departamento de Filosofia e o departamento de Pedagogia, criado por sua sugestão.
No final da década de 1890, Dewey começou a afastar-se da sua anterior visão idealista neo-Hegeliana e a adotar uma nova posição, que veio a serconhecida mais tarde como pragmatismo.
Depois de problemas graves na política interna do Departamento de Educação da Universidade de Chicago, Dewey abandonou a instituição para se ligar à Universidade de Columbia, em Nova Iorque, onde permaneceu até ao fim da sua carreira no ensino, em 1930. Continuou, no entanto, a ensinar como Professor Emérito até 1939, e continuou a escrever e a intervirsocialmente até às vésperas da morte.
Entre suas obras se destacam The School and Society (1899; "A Escola e a Sociedade") e Experience and Education (1938; "Experiência e Educação").
Outros Dados
John Dewey é reconhecido como um dos fundadores da escola filosófica de Pragmatismo (juntamente com Charles Sanders Peirce e William James), um pioneiro em psicologia funcional, e representante principal...
tracking img