Petróleo e Gás – São José dos Campos

FPSO x TLP

FPSO
Plataformas tipo FPSO - (Floating, Production, Storage and Offloading) são navios com capacidade para processar e armazenar o petróleo,também capaz de prover a transferência do petróleo e/ou gás natural. No convés do navio, é instalada um planta de processo para separar e tratar os fluidos produzidos pelos poços. Depois de separadoda água e do gás, o petróleo é armazenado nos tanques do próprio navio, sendo transferido para um navio aliviador de tempos em tempos. O navio aliviador é um petroleiro que atraca na popa da FPSO parareceber petróleo que foi armazenado em seus tanques e transportá-lo para terra. O gás comprimido é enviado para terra através de gasodutos e/ou re-injetado no reservatório. Os maiores FPSOs têm suacapacidade de processo em torno de 200 mil barris de petróleo por dia, com produção associada de gás de aproximadamente 2 milhões de metros cúbicos por dia.
Hoje temos um novo conceito de FPSO que éuma plataforma com formato circular, este formato é revolucionário, pois traz maior estabilidade e menor custo de construcão podendo assim viabilizar campos petrolíferos de baixa produção em águasprofundas ou em ambientes oceânicos severos, essas plataformas podem ser ancoradas ou com sistema DP(Dynamic Positioning) onde ela dispensa o sistema tradicional de ancoragem permanecendo estacionáriaatravés do uso de propulsores comandados por computadores e usando informações de posição através de sistemas GPS.

Principais vantagens da utilização de FPSOs

Ideal para regiões semInfra-estrutura (oleoduto) e com dificuldades de escoamento da produção.
Grande área de convês e capacidade para receber peso.
Fácil de ser removido e reutilizado.
Cronograma reduzido para conversão
Principaisdesvantagens da utilização de FPSOs
Maior custo operacional para transferência e escoamento da produção.

TLP
Plataforma de Pernas Atirantadas (Tension-Leg Plataform – TLP) – São unidades... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Plataformas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Plataformas/18851.html

MLA

"Plataformas" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Plataformas/18851.html>.

MLA 7

"Plataformas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Plataformas/18851.html>.

CHICAGO

"Plataformas." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Plataformas/18851.html.