Plataformas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Montagem da Plataforma

Montagem da Plataforma de acordo com a NR18:

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

PLATAFORMA DE TRABALHO COM SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO VERTICAL EM PINHÃO E CREMALHEIRA E PLATAFORMAS HIDRÁULICAS
(Inserido pela Portaria SIT n.º 30, de 20 de dezembro de 2001).

18.15.46 As plataformas de trabalho com sistema de movimentaçãovertical em pinhão e cremalheira e as plataformas hidráulicas devem observar as especificações técnicas do fabricante quanto à montagem, operação, manutenção, desmontagem e às inspeções periódicas, sob responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado. (Alterado pela Portaria SIT n.º 201, de 21 de janeiro de 2011)

18.15.47 Em caso de equipamento importado, os projetos, especificaçõestécnicas e manuais de montagem, operação, manutenção, inspeção e desmontagem devem ser revisados e referendados por profissional legalmente
habilitado no país, atendendo ao previsto nas normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT ou de entidades internacionais por ela referendadas, ou ainda, outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de
Metrologia, Normalização eQualidade Industrial - CONMETRO. (Alterado pela Portaria SIT n.º 201, de 21 de janeiro de 2011)



A montagem, operação, manutenção, desmontagem e às inspeções periódicas da plataforma deve ser feita apenas pelo colaborador profissional devidamente habilitado. No caso de equipamento importado os projetos, especificações técnicas e manuais de montagem, operação, manutenção, inspeção e desmontagemdevem ser revisados e aprovado por um profissional legalmente habilitado no país, atendendo ao previsto nas normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT ou de entidades internacionais por ela referendadas, ou ainda, outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - CONMETRO.

É crucial que os manuais de orientação dofabricante estejam em língua portuguesa e devem ficar à disposição no canteiro de obras ou frentes de trabalho. A plataforma deve ser dotada de dispositivos de segurança que garantam o perfeito nivelamento no ponto de trabalho, não podendo exceder a inclinação máxima indicada pelo fabricante.
A ancoragem da torre é obrigatória quando a altura desta for superior a nove metros.







2-Trabalho com Plataforma
A Plataforma deve ser somente operada por um colaborador qualificado e todos os colaboradores devem receber treinamento correto ao carregamento e posicionamento dos materiais na plataforma. Caso haja um despreparo no carregamento de materiais e o posicionamento podem gerar acidentes.
18.15.47.4 Todos os trabalhadores usuários de plataformas devem receber orientação quanto aocorreto carregamento e posicionamento dos materiais na plataforma. (Alterado pela Portaria SIT n.º 201, de 21 de janeiro de 2011)
18.15.47.4.1.1 Os usuários devem receber treinamento para a operação dos equipamentos. (Alterado pela Portaria SIT n.º 201, de 21 de janeiro de 2011)
Todos os trabalhadores devem utilizar cinto de segurança tipo pára-quedista ligado a um cabo guia fixado em estruturaindependente do equipamento, salvo situações especiais tecnicamente comprovadas por profissional legalmente habilitado.
18.15.47.5 Todos os trabalhadores devem utilizar cinto de segurança tipo pára-quedista ligado a um cabo guia fixado em estrutura independente do equipamento, salvo situações especiais tecnicamente comprovadas por profissional legalmente habilitado. (Alterado pela Portaria SITn.º 201, de 21 de janeiro de 2011)
18.15.47.6 O equipamento deve estar afastado das redes elétricas ou estas estarem isoladas conforme as normas específicas da concessionária local. (Inserido pela Portaria SIT n.º 30, de 20 de dezembro de 2001)

A plataforma deve estar afastada das redes elétricas ou estas estarem isoladas conforme as normas específicas da concessionária local. A capacidade...
tracking img