Plataforma logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO

PLATAFORMA LOGÍSTICA

Para ser competitivo, um país, um estado, uma cidade ou uma empresa deve lançar mão de todas as ferramentas disponíveis capazes de dinamizar o processo produtivo. Agregar condições naturais, como clima, solo e água, à disponibilidade de mão-de-obra e de tecnologia são fatores importantes.
Igualmente, há consenso que qualidade, serviçoadequado, distribuição, inovação e custo são peças determinantes, uma espécie de commodity, para o sucesso de qualquer produto ou empreendimento. Sendo assim, não basta tê-las para garantir sobrevivência e lucros. É preciso um diferencial que pode ser a otimização de alguns desses mesmos itens.
No interligado e veloz cenário econômico atual, ter canais modernos e eficientes de comercialização edistribuição são fatores que fazem a diferença. A logística é considerada a última fronteira para redução de custos. Termos como inteligência logística, convergência agregada e integração de infra-estrutura e modos de transporte fazem parte de um conceito de movimentação e distribuição de mercadorias conhecido como plataformas logísticas multimodais.
Surgidas na França nos anos 60, as plataformaslogísticas multimodais são definidas como uma zona delimitada em que se exercem atividades relativas ao transporte, à logística, à distribuição de mercadorias, tanto para o trânsito interno quanto para o internacional. Em muitos casos também incluem bases industriais, resultando em agregação de valor aos mais diversos produtos. É um exemplo de combinação ideal de multimodalidade, telemática, serviços deapoio e otimização de fretes, resultando em maior eficiência no processo e redução de custos.
A primeira dessas centrais de inteligência logística a ser implantada no Brasil é a Plataforma Logística Multimodal de Goiás, iniciativa do governo goiano, que será instalada em Anápolis, a 52 quilômetros de Goiânia, centro geográfico do País. Ela estará localizada no entroncamento de importantes vetoreslogísticos nacionais – rodoviários e ferroviários –, rota principal do agronegócio do País e no centro estratégico do continente sul-americano.
Estimativas indicam que a redução de custos logísticos em plataformas similares pode alcançar até 12%, além de colaborar para redução dos gargalos de transporte e do chamado custo Brasil.
Um conceito, mais complexo, dado pela Europlatforms– EuropeanAssociation of Freight Village (1992) descreve uma plataforma logística como uma zona delimitada, no interior da qual se exercem, por operadores distintos, todas as atividades relativas ao transporte, à logística e à distribuição de mercadorias, tanto para o trânsito nacional, como para o internacional.
Os operadores instalados na mesma podem ser proprietários, inquilinos, ou apenas utilizadores dosedifícios e instalações que se encontram no interior da plataforma, tais como: armazéns, oficinas, locais administrativos e de comércio (DIAS, 2005).
Para Boundoin (1996) uma Plataforma logística é o local de reunião de tudo o que diz respeito à eficiência logística. Acolhe zonas logísticas de empreendimentos e infra-estruturas de transporte, importantes por sua dinamização na economia, melhorandoa competitividade das empresas, criando empregos e viabilizando as atividades logísticas, pois há uma crescente necessidade de se organizarem as instalações para atender os
usuários clientes que podem ser indústrias e distribuidores. A armazenagem e as outras instalações utilizadas nas atividades de transportes marcam o espaço. Assim, torna-se útil efetuar o agrupamento dos usuários clientes.Para esta autora, Plataformas Logísticas são locais que disponibilizam em um mesmo ponto as facilidades operacionais, tais como: depósitos, meios de transporte e de serviços de apoio (meios de comunicações, estrutura de informática, apoio administrativo, apoio técnico, etc) necessárias para concentrar serviços que permitem operações com ganhos logísticos. As empresas que fabricam produtos de...
tracking img