Plataforma logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plataforma Logística

Introdução
A competição por produtividade nas últimas décadas trouxe incomparáveis ganhos na eficiência das empresas, e a redução das distâncias, consequência da globalização e dos incrementos constantes e extremamente rápidos dos sistemas de informação, causou uma proximidade dos critérios de qualidade e produtividade obtidos pelas empresas concorrentes nos diversossetores. A agilidade e a confiabilidade na movimentação de materiais e de informações tornaram-se, então, fatores de diferenciação fundamentais para o incremento da competitividade nos últimos anos, traduzindo-se em eficiência logística.
Neste contexto, o desenvolvimento de áreas específicas para a atuação logística, surge como uma alternativa muito interessante.
Em países da Europa e EUA temos aschamadas Zonas de Atividades Logísticas, Plataformas Logísticas e outros termos utilizados para evidenciar uma área geográfica bem definida onde convergem modais de transportes (rodovias, ferrovias, hidrovias etc) e se disponibiliza toda a infraestrutura necessária às boas práticas logísticas (tecnologia, pessoas, recursos de armazenagem e transporte entre outros aspectos).
Atualmente o Brasilvem buscando de forma atuante a planejar e investir na implantação e uso destas áreas. Muitas empresas se estruturam e investem em terminais intermodais e na disponibilização de serviços logísticos para os seus clientes.
Estas áreas de atividade logística como elos de ligação entre os ramos de uma grande rede, a qual deve ser desenhada para realizar a disponibilização dos produtos onde,quando e no preço que o cliente está disposto a pagar.
Esse sistema de Logística deve ser aplicado e merece maior atenção do poder público (investimentos, regulação e controle simples e eficazes), das empresas concessionárias de rodovias e ferrovias, das empresas de navegação (hidrovia e cabotagem), das transportadoras de carga (de todos os modais), enfim todos os envolvidos devem demandaresforço para realizar a conectividade necessária ao escoamento da produção e a chegada de insumos às plantas produtivas.
Objetivos da Plataforma Logística
A Plataforma Logística é peça fundamental para o alcance de metas das empresas, refletindo na redução do custo, coopera com o aumento da eficiência e da qualidade das operações, atuando nas empresas como via de solução tanto na movimentação demateriais quanto nos sistemas de informação e controle como nos campos tecnologia, pessoas, recursos de armazenagem e transporte entre outros aspectos.




Entendendo a Plataforma Logística

Originalmente a palavra logística vem da palavra francesa loger, que significa alojar, hospedar; e tinha utilização com o sentido de alojar tropas e também supri-las e transportá-las. Com sua utilizaçãomais ampla pelos civis, houve a analogia das tropas com materiais e suas operações de transporte e armazenamento, bem como o gerenciamento de todo o processo.
Hoje, a definição de logística para o Council of Logistics Management é
a parcela do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implanta e controla, de forma eficiente e eficaz, o fluxo e o fluxo reverso e a estocagem de materiais,serviços, e as informações correlacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, de forma a atender as necessidades dos clientes. (SUCUPIRA, 2004)

A moderna abordagem do termo abrange, então, as questões relativas ao transporte, ao armazenamento e ao fluxo de informações das operações cada vez mais complexas exigidas pela produção de produtos adaptados à necessidade de cada cliente.
NoBrasil o termo é empregado popularmente para referir-se a transporte de cargas. Normalmente não se relaciona nenhum indicador de qualidade, apenas o custo, já que, em linhas gerais, não há agregação de valor na movimentação nem no estoque de mercadorias.
A movimentação de cargas no Brasil é realizada principalmente por rodovias, já que o país possui uma malha viária bastante abrangente – 1,739...
tracking img