Higiene ocupacional e ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Na empresa campo deste projeto, foi identificado que na maioria das vezes, é fácil promover a saúde e integridade do empregado, com medidas pequenas e sem um custo alto. Porém o que falta é a conscientização, principalmente do empregado envolvido na tarefa realizada, e do empregador, envolvendo-o nas atividades e demonstrando o quão a Segurança e Saúde são importantespara a empresa.
A instituição abordada abrange explicitamente a NR 17, cumprindo a praticamente a todos os itens, e efetuando o necessário para minimizar os riscos existentes, porém ainda há certa resistência da parte da mesma para aceitar novas ideias.
















































2 DESENVOLVIMENTO


2.1Especificações dos riscos ambientais

Conforme analise realizada na empresa campo deste projeto, foi identificado que, como a mesma atua no setor de Telemarketing/Teleatendimento, os riscos ambientais presentes são:
Agentes físicos: identificado qualitativamente que há risco de Ruído, devido a constar no manual do headset utilizado Conduvox MHC documento 1 em anexo, que o equipamentoemite até 100 dB no volume máximo, porém conforme as informações contidas em tal documento o aparelho está regulado conforme as especificações exigidas pelos órgãos regulamentadores (ANATEL) e consta claramente orientações para evitar usar o aparelho frequentemente com nível de recepção no nível máximo, evitando danos a sua capacidade auditiva.
Agentes Químicos: trabalhadores que realizama manutenção e limpeza dos refeitórios e dos sanitários, estão expostos ao agente químico Cloro apenas uma vez por semana na lavagem das louças e pisos, e ao risco químico Álcool Etílico três vezes ao dia, porém avaliação não realizada adequadamente por não fazer parte do setor abordado Serviços Especializados (Backoffice) neste projeto.
Agentes Biológicos: na empresa campo deste projetonão possui fonte geradora deste risco conforme Anexo 14 da Norma Regulamentadora (NR) n.º 15.


2.1.1 Proposições de medidas preventivas ou corretivas


As medidas preventivas necessários são:
Risco físico Ruído: conscientização, treinamento e reciclagem contendo informações da importância de alternar o headset entre os pavilhões auditivos e a não utilização do nívelde volume máximo por um longo período de tempo.
Realizar medição do nível de pressão sonora no canal auditivo dos trabalhadores expostos para quantificar o risco existente.
Risco Químico: utilização de luvas, botas e vestimentas de tecidos mais grossos.






2.2 Especificações sobre os Agentes Ergonômicos


No setor avaliado, possuem cento e noventa e umfuncionários do Backoffice. Com dois Gerentes de Serviços Especializados, sete Supervisores de Atendimento e cento e oitenta Representantes de Serviços Especializados.
Deste contingente, 83,25% são mulheres e 16,75% são homens com faixa etária entre 19 à 46 anos, tendo 90,05% com ensino médio e 9,95% com ensino superior.
Coforme analise do tratalho exercido na empresa no setor doBackoffice, os trabalhadores efetuam analises de casos encaminhados por instituições de fiscalização como: Anatel, PROCON e Juizado de Pequenas Causas. Onde é necessário estrema atenção e concentração para a solução do problema encontrado e verificação de pontos de melhoria nos processo de tratamento para a empresa.
Sendo classificada como Ergonomia Cognitiva, onde foi verificado que há umacobrança de resultados (produtividade) em um curto tempo, mas com qualidade e com um número menor do que o adequado para a demanda exigida de trabalho.
Após observar as equipes exercendo a atividade, foi identificado que há uma certa rivalidade entre elas, onde não há motivos aparentes mas que nitidamente prejudica o desempenho dos trabalhadores em suas funções e causa estress coletivo....
tracking img