Planos de aulas e suas devidas representações com o modelo de ensino pcn+

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS / CAMPUS - JUIZ DE FORA

Plano de Aula

Planos de Aulas e suas devidas representações com o modelo de ensino “PCN+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais FÍSICA”

Discente: Aline Aparecida Tagliatte Amaral Docente: Thales Costa Soares Graduação: Licenciatura em FísicaDisciplina: Metodologia e Prática do Ensino de Física III Turma: 2010/1- 3º Período

Juiz de Fora 01 de Julho de 2011

1.

INTRODUÇÃO:



OBJETIVO GERAL:

O principal objetivo deste trabalho é mapear e relacionar referidos Planos de Aulas e suas devidas representações com o modelo de ensino “PCN+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - FÍSICA”, oqual busca a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, que diz respeito à utilização da linguagem física e de sua comunicação abrangendo um contexto histórico e social, buscando juntamente com a junção dos métodos de ensino abordados no PCN+ o aperfeiçoamento do ensino da física nas escolas, seguido de aulas voltadas ao cotidiano dos alunos, estratégias de ensino, formalização de conteúdo evisando principalmente despertar os interesses dos discentes para a obtenção de melhores resultados no ensino/aprendizagem.



ABORDAGEM:

Serão abordados neste trabalho, três planos de aulas, seguidos de suas relações e métodos de ensino utilizados, relacionando-os com as Habilidades e Competências a serem abordadas no PCN+. Cada plano de aula será composto por: tema, carga horária,objetivos gerais, objetivos específicos, metodologia e estratégia, recursos, abordagem, atividades, avaliação, habilidades e competências do PCN+ desenvolvidas no plano de aula e bibliografia.

2.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ABORDADAS NO PCN+:

A Física é uma ciência que estuda os fenômenos da natureza por isso sua aprendizagem deve apresentar-se, portanto, como um conjunto de habilidades ecompetências específicas que permitam perceber e lidar com os fenômenos naturais e tecnológicos, presentes tanto no cotidiano mais imediato quanto na compreensão do universo distante, a partir de princípios, leis e modelos por ela

construídos. Para permitir um trabalho mais integrado entre todas as áreas de Ciências da Natureza, e destas com Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, as competências emFísica foram já organizadas nos PCN de forma a explicitar os vínculos com essas outras áreas. Retomamos, a seguir, as principais competências em Física as quais propõem buscar um sentido mais concreto para seus fenômenos, discutindo possíveis encaminhamentos e suas diferentes compreensões, ressaltando os aspectos que as tornam significativas através de situações que as exemplificam.

I.REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO

I.I COMPETÊNCIASGERAL: Reconhecer e utilizar adequadamente na forma oral e escrita símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem científica.

HABILIDADES: → Reconhecer e saber utilizar corretamente símbolos, códigos e nomenclaturas de grandezas da Física. → Conhecer as unidades e as relações entre as unidades de uma mesma grandeza física para fazer traduções entre elase utilizá-las adequadamente.

I.II COMPETÊNCIA GERAL: Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas.

HABILIDADES: → → Ler e interpretar corretamente tabelas, gráficos, esquemas e diagramas, apresentados em textos. Construir sentenças ou esquemas para aresolução de problemas; construir tabelas e transformálas em gráfico. → Compreender que tabelas, gráficos e expressões matemáticas podem ser diferentes formas de representação de uma mesma relação, com potencialidades e limitações próprias, para ser capaz de

escolher e fazer uso da linguagem mais apropriada em cada situação, além de poder traduzir entre si os significados dessas várias linguagens....
tracking img