Modelo de projeto de tcc com as normas da abnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU - FMN
CURSO DE DIREITO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
PROFª CARLA COUTINHO

FRANCISCO RONIVALTER CIRINO DE MOURA

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

NATAL/RN
2011
FRANCISCO RONIVALTER CIRINO DE MOURA

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

Projeto de trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para obtenção dotítulo de bacharel no curso de Direito, da Faculdade Maurício de Nassau.

Orientador: Prof.

NATAL
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 Delimitação Temática 3
1.2 Justificativa 3
1.3 Objetivos 4

2 PROBLEMATIZAÇÃO 4

3 REFERENCIAL TEÓRICO 5

4 METODOLOGIA 6

4.1 Tipo De Pesquisa 6
4.2 Técnicas De Pesquisa 7
4.3 Método De Procedimento 7
4.4Detalhamento Da Pesquisa Empírica 7
4.4 Análise Das Informações 8

5 LISTA BIBLIOGRÁFICA 8

6 PLANO DE TRABALHO 10

7 CRONOGRAMA 10

8 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

1.1 Delimitação Temática

A apresentação do tema, no seu contexto mais amplo (área da pesquisa), como também no seu recorte específico (tema pesquisado), é o que dá início ao projeto de pesquisa, pois não hácomo pesquisar com eficiência e sucesso sem ter clareza sobre o tema e seu recorte. Neste primeiro parágrafo é imprescindível que fique clara a área do Direito que se quer pesquisar e quais as áreas secundárias ou subjacentes (se houver) que tocarão a pesquisa.
É bom lembrar que, apesar de ser a primeira parte do projeto, a delimitação temática exige uma caminhada de pesquisa, de forma quenem sempre é a primeira parte que deve ser elaborada no projeto de pesquisa.
Uma dica é fazer uma boa pesquisa bibliográfica, conversar com professores (possíveis orientadores) e especialistas na área para conseguir uma delimitação satisfatória. A verdade é que não há segredo: o tema para ser delimitado tem que ser conhecido, de forma que somente a leitura e o interesse pelo tema é quepermite uma boa delimitação.

1.2 Justificativa

Nessa parte do projeto deve ficar clara a relevância do estudo que se pretende realizar, destacando-se as contribuições teóricas (conhecimentos teóricos sobre o assunto) e práticas (prática no trabalho) que o estudo pode ter. É importante que fiquem claras as repercussões do estudo para a vida real, para o seu âmbito de atuaçãoprofissional. Aqui não tem problema a utilização da primeira pessoa na redação do projeto.
Esse item do projeto pode ser apresentado de duas maneiras: contribuições teóricas e práticas juntas ou explicitamente separadas. O importante é que fique evidenciado o interesse real e atual pelo tema, com explicações sobre a relevância de estudar o tema (pode ser um tema novo, um tema que necessite derevisão, um tema que gera discussão doutrinária ou jurisprudencial, etc.).
O pesquisador deve mostrar, nesta parte, a sua vinculação anterior (seja acadêmica ou profissional) com o tema e a pesquisa.

1.3 Objetivos

Os objetivos são explicitados por meio de verbos, ou seja, ações, de forma que esta parte do projeto almeja identificar quais as ações pretendidas pelo pesquisador.Não há uma fórmula pré-estabelecida, mas tudo o que se perseguir com o estudo proposto deve estar registrado nesta parte.
Podem ser divididos (ou não) em objetivos gerais e específicos, sendo aqueles intuitos mais amplos e estes ações identificadas. Em geral, na pesquisa jurídica, os verbos são estudar, investigar, aprofundar, sistematizar, propor, evidenciar, condicionar, etc. Mas, épreciso lembrar que o princípio norteador da pesquisa é a criatividade/inediticidade, de forma que o pesquisador não se deve prender somente aos padrões pré-estabelecidos.
Se tiver dificuldades de fazer os objetivos, é interessante fazer uma associação com o plano de trabalho, bem como perguntar-se sobre o que se deseja ao fim e ao cabo dessa pesquisa? Será tanto melhor avaliado os...
tracking img