ujgyh

4741 palavras 19 páginas
FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL (FAIBRA)
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC
Professora esp. FRANCISCA NOÉLIA DA SILVA OLIVEIRA
EMAIL: noeliasilva.adm@gmail.com
Fone: 83 96191749

MARACANAÚ
2013

APRESENTAÇÃO

A apresentação de trabalhos acadêmicos é normatizada pela ABNT- Associação
Brasileira de Normas Técnicas visando controlar a qualidade da produção científica. Sendo o TCC um produto resultante da atividade de pesquisa e reflexão, deve atender às exigências dessas normas para garantia da validade do seu conteúdo. Portanto, a elaboração deste manual tem por objetivo orientar os alunos dos Cursos de Pós-Graduação
Lato Sensu da FAIBRA para a realização de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), munindo-os das orientações necessárias e importantes para a elaboração do artigo.
Importa destacar que vários trabalhos de diferentes modos de organização, abrangência e complexidade são solicitados à comunidade acadêmica ao longo dos cursos de graduação.
Assim, o Trabalho de Conclusão de Curso é considerado um documento que representa o resultado de um estudo relacionado às disciplinas de cursos de pós-graduação e que expressa aprofundamento no assunto escolhido pelos discentes.
Em uma instituição de ensino superior, o projeto e o trabalho de conclusão de curso nada mais são do que partes de uma pesquisa, cujas etapas e correlações podem ser observadas na Figura 1:
Demonstrar os
Resultados

Resultado

PROJETO

Executar o Projeto

Trabalho de Conclusão TCC

EXECUÇÃO

DISCUSSÃO
Trabalho Final

Etapas da Pesquisa
Planejamento
Figura 1: Etapas de uma pesquisa
Pesquisa
Ao empenhar-se na pesquisa, o estudante evidencia a sua capacidade de pensar, criar, sonhar e responder ao desafio da descoberta e, ao entregar sua produção final à Biblioteca,

socializa suas reflexões e análises, contribuindo para o conhecimento de colegas e

Relacionados