Abertura de uma empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS NO RAMO DE METALÚRGIA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA

Prof. Paulo Fonseca
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 0048)
28/06/2011
RESUMO

O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida em uma empresa metalúrgica situada na cidade de Feira de Santana no estado da Bahia. Aempresa industrializa uma linha específica de implementos rodoviários fabricados somente por encomenda, devido o alto custo da produção, evitando prejuízos. O estudo contempla todo o processo da constituição da empresa, desde o primeiro passo, a escolha do ramo de atividade, até as obrigações da mesma, tendo como objetivo apontar as necessidades preliminares para abertura de uma empresa, embasando-seem conhecimentos específicos e relacionados ao que antecede a criação de uma nova empresa, mais especificamente uma indústria metalúrgica. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista individual com o proprietário da empresa e através de documentos disponibilizados pela mesma. O processo do estudo de caso foi o método mais adequado para a pesquisa realizada na empresa.

Palavras chave:Feira de Santana, constituição de empresa, indústria, estudo de caso.

1- PRINCÍPIOS BÁSICOS

Para a abertura de uma empresa é necessário um estudo preliminar com relação à viabilização do lucro através de pesquisa de mercado, ramo de atividade, tipo de sociedade, local, quadro societário, sistema de tributação e licença de funcionamento, dentre outros. Após esse estudo, defini-se a base para ofuncionamento da empresa que fará parte do contrato social, ou documento de constituição, para arquivamento na junta comercial, cartórios de registros ou outros órgãos competentes.

1- PERFIL DO EMPREENDEDOR

O tempo mostrou que o processo de abertura de novas empresas, necessita primeiramente de um planejamento criativo e dinâmico do futuro empreendedor (Fonte: Empreendedorismo –Wikipédia). No entanto, essa premissa não está sendo utilizada como via de regra, e os novos gestores se baseiam apenas na vontade e coragem, que comprovadamente não estão sendo suficientes para o sucesso do novo empreendimento. Afirma-se que, o novo empresário necessita conhecer todos os aspectos e fases que antecedem a abertura de um negócio, como as características e o tamanho do mercado no qualpretende atuar, a legislação, os padrões de qualidade, e o passo mais importante que é como obter o capital necessário para a instalação e a operação do empreendimento. Estes fatores, ligados a competência gerencial e o domínio da atividade a ser exercida, são fundamentais para o sucesso do novo negócio.

O novo empreendedor tem que ter como característica básica a criatividade e o senso depesquisador, facilitando a via para a busca de novos caminhos e soluções, procurando sempre estar amparado na identificação das necessidades das pessoas. As qualidades que distinguem um empreendedor como líder e dono são as seguintes:

- Disposição para assumir riscos;

-Ter iniciativa e ser independente;

- Ser líder e saber comunicar-se;

- Ser organizado;

- Possuir conhecimento do ramo;- Ser identificador de oportunidades;

- Possuir aptidões empresárias;

- Auto conhecimento.

HABILIDADES DO EMPREENDEDOR

[pic]

QUADRO 1 – Habilidades do Empreendedor .
FONTE: CHIAVENATO, 2004.

2- PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO
É a elaboração de um documento que determina, antecipadamente, quais são os objetivos a serem atingidos e como se devefazer para alcançá-lo. Apresenta-se em três níveis distintos: o estratégico, o tático e o operacional.
O planejamento estratégico é o mais amplo e abrange a organização como um todo. É projetado a longo prazo. O planejamento tático é feito em nível departamental. É projetado para médio prazo, geralmente para o exercício anual. O planejamento operacional é elaborado para cada...
tracking img