Monografia

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA Curso de Licenciatura Específica em Matemática

Marcos Aurélio Mouta Cesário

A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL:
PROPOSTAS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE NAS ESCOLAS DA ZONA URBANA DE SANTANA DO ACARAÚ – CE

Sobral – Ce 2010

Marcos Aurélio Mouta Cesário

A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSTAS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE NAS ESCOLAS DAZONA URBANA DE SANTANA DO ACARAÚ – CE

Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Específica em Matemática apresentado à Universidade Estadual Vale do Acaraú como requisito para obtenção do título em Licenciatura Plena na área de Matemática.

Orientadora: Profª. Ms. Maria Isabel Silva Bezerra

Sobral – Ceará 2010

Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi submetido à Coordenação doCurso de Licenciatura Específica em Matemática, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Habilitação em Matemática, outorgado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. A citação de qualquer trecho deste trabalho é permitida, desde que seja feita em conformidade com as normas éticas cientificas.

___________________________________________________ Marcos Aurélio MoutaCesário

____________________________________________________ 1° Examinador

____________________________________________________ 2° Examinador

____________________________________________________ Orientadora: Profª. Ms. Maria Isabel Silva Bezerra

Trabalho apresentado em ____ / ____ / ____

DEDICATÓRIA

A toda minha querida família e a todos os professores que lutam por uma educaçãode qualidade no município de Santana do Acaraú e acreditam que sempre podem inovar. Aos alunos e seus familiares que mesmo com as péssimas condições de nossas escolas ainda acreditam que a educação pode mudar suas vidas.

AGRADECIMENTOS

À Deus, que nos criou, que deu a oportunidade de crescermos a cada dia e pela constante presença especialmente nas horas mais difíceis. A minha família, queme compreende e me dá força necessária para prosseguir, em especial a minha mãe Maria de Jesus Mouta Cesário e a minha esposa Ana Vanessa de Araújo Mouta Cesário. Aos mestres e colegas do Curso de Licenciatura Específica em Matemática, que tanto me apoiaram durante todas as etapas do curso. E a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização deste trabalho.

“Se aeducação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco, a sociedade muda.”

Paulo Freire

RESUMO
A educação brasileira atravessa um quadro de enormes crises. As metodologias tradicionais são um dos grandes obstáculos no caminho da construção de um processo ensinoaprendizagem realmente comprometido e que cumpra seu papel na formação de nossos jovens. O ensino de Matemática também segueessa nefasta realidade. No município de Santana do Acaraú os professores de Matemática ainda utilizam técnicas tradicionais de ensino caracterizadas pela rotina, exposição oral dos conteúdos e conseqüente desinteresse dos alunos. A constatação da urgência dessa situação acrescida do comprometimento como educador e da vontade de analisar essa realidade para possíveis propostas de ações para suamelhoria é a justificativa para a escolha do tema. Portanto, o objetivo principal desse TCC foi analisar o processo ensino-aprendizagem de Matemática no município de Santana do Acaraú, especificamente no Ensino Fundamental II, e levantar discursos e propostas para a melhoria da qualidade de ensino com base na realidade da educação municipal. Para tanto, considerouse as observações e experiênciasalcançadas no Estágio Supervisionado I e II, além de entrevistas e pesquisas bibliográficas em autores como: Alencar (1996); Baker (2000); Bittencourt & Figueiredo (2005); Cabrini (1987); Delors (1996); Delval (2001); Fernández (1991); Fontes (2008); Franco (1986); Freire (1999); Mizukami (1996, 1986); Machado (2001); Nérici (1985); Rangel (2009); Snyders (1974); Vasconcelos (1994); entre outros....
tracking img