Plano de marketing de petshop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA DE FORMAÇÃO GERENCIAL – ETFG / PLUG MINAS
Curso Técnico em Administração e Gestão de Negócios

Alessandra Oliveira Vilela da Cruz
Bianca Rodrigues de Araujo
Caio Lucas Braga
Cristiano Silva Vaz
Isabela Passos Moreira Dias
Fabrícia Gonçalves de Carvalho
Jayne Lemos da Silva
Joana Santos Sabino
Virginia Alessandra Vasconcelos de Alcântara

PLANO DE NEGOCIO:
Plano deMarketing

Belo Horizonte
2012
SUMÁRIO

1. ANALISE DE MERCADO 3
1.1 O setor 3
1.2 Oportunidades de Ameaças 3
1.3 Clientes 4
1.4 Concorrência 4
1.5 Fornecedores 4
2. ESTRATÉGIA DE MARKETING 5
2.1 Produto 5
2.2 Vantagens Competitivas 5
2.3 Preço 5
2.4 Distribuição/Praça 5
2.5 Promoção e Publicidade 6
2.6 Serviços ao cliente 6
2.7 Relacionamentos com o cliente 6REFERENCIAS 7

1. ANALISE DE MERCADO
1.1 O setor
Podemos perceber que este mercado desponta como uma promissora oportunidade de negócio para o pequeno empreendedor, visto que, o número de animais de estimação vem crescendo muito no Brasil, seguindo a tendência verificada nos Estados Unidos e na Europa, e indícios para isso não faltam: além da crescente humanização dos animais, segundo aAssofauna, 63% das famílias brasileiras de classe A e B possuem animais de estimação e os consideram como membros da família. Este número passa para 64% quando se trata da classe C, e esses valores só tendem a crescer acompanhando o crescimento populacional.
È esperado um grande sucesso do setor, acompanhado de consideráveis aumentos de faturamento, e esse aumento se explica devido às mudanças doshábitos comportamentais do ser – humano, que por conseqüência, faz com que busquemos amor, companheirismo, fidelidade e afeto nos animais, seres que trazem ao homem benefícios significativos.
1.2 Oportunidades de Ameaças
A maioria das empresas bem sucedidas estão constantemente em mudança, oferecendo oportunidades e apresentando ameaças.
Podemos destacar como ameaças para nosso negocio, outros petshops localizados na mesmo região que nosso estabelecimento, alta carga tributária que encarece e dificulta o acesso da população aos alimentos industrializados (no total, os alimentos para animais de estimação são taxados com 49,9% de impostos) e o fato de sermos uma empresa nova na região, sendo necessário ganhar a confiança dos clientes.
A oportunidade está no próprio negócio, osegmento está em crescimento, e cada vez mais animais de estimação estão sendo criados como “membros da família”, cerca de 800 milhões de cães e gatos no mundo todo. Esses animaizinhos ocupam papéis importantes na sociedade, sendo um fenômeno mundial que está ligado ao aumento da expectativa de vida da população, maior número de idosos, redução do número de filhos nas famílias, falta de segurança e, especialmente,por maior carência afetiva. Temos também, a nosso favor, a localização favorável, onde os moradores têm o perfil de cliente que nos almejamos, o fácil acesso a loja e a diversidade de produtos e serviços.
1.3 Clientes
O publico alvo do nosso negocio são os donos de animais domésticos que se preocupam com o bem estar de seus “bichinhos” e querem proporcionar qualidade de vida a eles.
Noperfil do cliente se enquadram pessoas entre vinte e trinta anos, solteiras, que moram sozinhas, casais com filhos entre quatro e doze anos e idosos. Uma pesquisa realizada pela Store Gestão e Marketing mostrou que dentre os entrevistados, geralmente as pessoas desse perfil, eram as que tinham animais de estimação.
1.4 Concorrência
Deve-se sempre conhecer seus concorrentes. Monitorar os preços,prazos e promoções, pois com as ações da concorrência ao seu alcance você pode saber como está o seu próprio negócio.
No segmento em que o Pet Shop se encontra, a concorrência se estabelece em fatores um pouco complexos. A região onde a empresa está localizada é extremamente favorável por sua localização, mas extremamente competitiva pela quantidade de estabelecimentos atuando na mesma estrutura...
tracking img