Osmose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades de Biologia Celular e Tecidual
Plano de Aula Pratica

Nome do Aluno :
Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura

Tema: Osmose
Na osmose, um caso particular difusão, ocorre um fluxo espontâneo apenas de solvente, do meio menos concentrado em soluto para o meio mais concentrado, sem gasto de energia (PAULINO, 2003).
Para que apenas o solvente passe de uma solução para a outra, épreciso que a membrana que separa as duas soluções seja impermeável ao soluto. A essa membrana permeável ao solvente e impermeável ao soluto, dá-se o nome de membrana semipermeável (PAULINO, 2003).
A osmose ocorre em vários sistemas da natureza. Nas células do corpo humano, a osmose é um processo de extrema importância. A concentração de sais nas células, por exemplo, é controlada pelosistema de osmose. Como não ocorre gasto de energia, a osmose é considerada um tipo de transporte passivo.



A solução “A” se apresenta menos concentrada (contém relativamente menos soluto e mais solvente, menos açucarada ) que a solução “B”, então dizemos que a solução “A” é hipotônica (menos concentrada) em relação a solução “B” (tem maior concentração).
A água flui de “A” para “B” até queas duas soluções tenham a mesma concentração, isto é fiquem igualmente açucaradas, quando o equilíbrio é atingido, diz-se que a solução “A” é isotônica em relação a solução “B”, e vice-versa (UFRJ,sd).
Quando uma célula é colocada num meio hipertônico em relação ao seu citoplasma, esta perde volume através de osmose (estado de plasmólise). Porém, quando colocada em meio hipotônico (como porexemplo, água destilada), a célula aumenta o volume e fica túrgida (estado de turge scência). Nas células animais, por vezes, a entrada de água supera a elasticidade da membrana plasmática e a célula sofre ruptura (lise celular); em hemácias, o fenômeno é conhecido como hemólise. Esta situação não se dá em células vegetais devido à existência de parede celular constituída por celulose, que lhe confererigidez.



Um exemplo simples do dia-a-dia que podemos observar o processo de osmose é quando temperamos uma salada de tomate com sal, por exemplo. Logo após um tempo há o acumulo de uma solução aquosa no recipiente, que é a água que as células perderam para o meio, que estava hipertônico em relação à célula (GONÇALVEZ, 2007).
Público alvo: Alunos do 7º ano
Duração da aula: 45 minutosObjetivo geral: Ensinar o que é a osmose e como ocorre.
Objetivos específicos: Explicar a importância desse tipo de difusão e exemplificar com eventos cotidianos.
Metodologia: A ministração do conteúdo será em uma aula (45 minutos), logo após os alunos receberão um questionário que devera ser respondido e entregue no próximo encontro para correção e avaliação.
Recursos: Nesta aula será utilizadorecurso visual (Datashow) com a apresentação de slides sobre a temática proposta.
Avaliação: A avaliação será composta pelas respostas do questionário sobre o assunto discutido em sala de aula.
Questionário:
1) (UFRJ) Desde a antiguidade, o salgamento tem sido usado como recurso para evitar a putrefação de alimentos, como a carne, explique o mecanismo através do qual o sal conversa osalimentos.
2) (FUVEST) AS bananas mantidas à temperatura ambiente deterioram-se em conseqüência da proliferação de microorganismos. O mesmo não acontece com a bananada, que é uma conserva altamente açucarada.
a) Explique com base no transporte de substancias através da membrana plasmática, por que bactérias e fungos, não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar.
b) Dê outros exemplosde conservação de alimentos com base no mesmo principio fisiológico.
3) O que permite à água penetrar na célula vegetal?

Referências bibliográficas:
PAULINO, W.R. Biologia. São Paulo: Editora Ática. 2003. 62-63 p.
GONÇALVEZ, F.S. Osmose. Info Escola. 2007. Disponível em: Acesso em: set. 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ. Faculdade de farmácia. (sd). Disponível em:...
tracking img