ATPS_Pesquisa de mercado e comportamento do consumidor

3217 palavras 13 páginas
Unidade: São Paulo – SP

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

TUTOR:

SÃO PAULO / SP

INTRODUÇÃO

Para expansão do negócio é necessário o desenvolvimento de uma analise mercadológica. A pesquisa de mercado é a ferramenta certa para auxiliar a organização na tomada de decisões.
A empresa que realiza a pesquisa de mercado consegue se aproximar do cliente e fica um passo a frente de seus concorrentes.
A pesquisa de mercado deve ser realizada para analise do mercado consumidor, para conhecimento do perfil deste consumidor, para analisar o perfil dos concorrentes, avaliar a aceitação do publico quanto ao produto ou serviço ofertado, entre outros, para a partir das informações coletadas, tomar decisões estratégicas.
Atualmente as pesquisas mais utilizadas são as quantitativas e qualitativas combinas entre si. A pesquisa quantitativa é utilizada para a tirada de conclusões a partir de uma amostragem da população, através de números, indicadores, percentual, etc. A pesquisa qualitativa serve para compreender as necessidades, comportamentos e motivações que levam o cliente a optar por determinado serviço ou produto.
As fontes de pesquisas podem ser secundárias e primárias. As fontes secundarias são as informações prontas e disponibilizadas em publicações como dados internos da empresa, documentos e bibliografias, dados externos, internet, páginas amarelas, IBGE, entre outros.
As fontes secundárias referem-se a abordagem do publico alvo nas ruas, através da realização de entrevistas, a partir de respostas a questionários elaborados para um determinado fim.
A pesquisa deverá ser realizada quando existe um problema a ser resolvido.
Com base nessas informações, houve a realização de uma pesquisa de mercado com o objetivo de aumentar as vendas de um petshop localizado na cidade de São Paulo.

1. ETAPA 1

1.1 Apresentação da empresa

Razão

Relacionados