Plano de cargos e salarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ios
1 INTROÇÃO

Este trabalho começa com base em uma avaliação de cargos proposta em no trabalho anterior, que por sua vez obteve a obtenção de dados que permitiram uma conclusão acerca do valor interno relativo de cada cargo na organização, indicando as diferenças essências entre os cargos do ponto de vista quantitativo ou qualitativo. A avaliação der cargos pode ser complementada por outrosprocedimentos, como negociações com sindicatos, pesquisas de mercado de salários entre outros.
Existem vários métodos de avaliações de cargos e todos eles são eminentemente comparativos. Os métodos de comparação de cargos podem ser divididos em três grupos: comparação simples, comparação não quantitativa, comparação quantitativa. E quatro métodos de avaliação de cargos: escalonamento, categoriaspré-determinadas, comparação por fatores e avaliação por pontos.
Apresentaremos neste trabalho, um plano de cargos e salários, a partir dos cargos de cada um dos grupos integrando-os como em uma organização.


➢ PROBLEMATIZAÇÃO

As pessoas trabalham em organização em busca de algum tipo de reconhecimento, pois investem recursos individuais como habilidades e dedicação e esperam umretribuição adequada por parte das organizações. As recompensas oferecidas pela organização influenciam a satisfação dos seus funcionários. Mais até onde as empresas estão dispostas em investir nos funcionários?

➢ OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância de elaborar um plano de cargos e salários com uma visão estratégica nas organizações e apresentá-lo como umdiferencial competitivo entre as mesmas, que buscam estar no mercado como empresas sólidas, visando estrategicamente á viabilidade deste estudo.
Viabilizando uma metodologia diferente para deixar os alunos aptos para discernir e conhecer melhor a estrutura de cargos de uma organização, oferecer oportunidades financeiras ou não estimulantes e equitativas.

➢ Objetivos Específicos

•Delimitar melhor a estrutura de cargos da organização;
• Estabelecer uma estrutura salarial e de benefícios;












2.REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Remuneração

Na maioria da organizações, o principal componente da remuneração total é a remuneração básica, que é o pagamento fixo que o funcionário recebe de maneira regular na forma de salário mensal ou por hora. Osegundo componente da remuneração total são os incentivos salariais, que são programas desenhados para recompensar funcionários com bom desempenho, como bônus e participação nos resultados da empresa. O terceiro componente da remuneração são os benefícios quase sempre denominados como remuneração indireta que são concedidos através de férias, seguro de vida, transporte subsidio e refeiçõessubsidiadas.
(CHIAVENATO, 2010 p 279)

2.2 Recompensas

As recompensas podem ser classificadas como recompensas financeiras diretas consistem no pagamento que cada empregado recebe na forma de salários, bônus, prêmios e comissões. A recompensa financeira indireta é o salário indireto decorrente de clausulas da convenção coletiva do trabalho e do plano de benefícios e serviços sociais oferecidos pelaorganização (férias, gorjetas, adicionais de insalubridade, adicional noturno, adicional de tempo de serviço, participação nos resultados etc.). A remuneração é o gênero e o salário é espécie.
(CHIAVENATO, 2010 p 280)

1.3 Salário

O salário representa a principal forma de recompensa organizacional, existe o salário nominal representa o número de dinheiro fixado em contrato individual pelo cargoocupado. Quando a salário nomina não é atualizado periodicamente, sofre erosão e conseqüentemente perda de poder aquisitivo.
O salário real representa a quantidade de bens que o empregado pode adquirir com o volume de dinheiro que recebe mensal ou semanalmente e corresponde ao poder aquisitivo que é a quantidade de mercadorias que pode ser adquirida com o salário. A mera reposição do salário...
tracking img