Biomas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Eduardo Mondlane
Faculdade de Engenharia
Departamento de Engenharia Química
Curso de Engenharia do Ambiente

Ecologia Geral

Trabalho de Pesquisa
Biomas Aquáticos e Terras Húmidas

Discentes: dra. Eunice Ribeiro
Canda, Hélio LinoDocentes:
Luís, ComichoSofriano
Namuanho, Mateus Paulo

Maputo, Outubro de 2012
Índice
1.Introdução 3
2.Objetivos do Trabalho 3
3.Fundamentos da Teoria 4
3.1.Bioma Marinho (Talassociclo) 5
3.1.1.Divisões do Ambiente Marinho 6
3.2.Bioma de agua doce (Limnociclo) 7
3.2.1.Classificação ecológica dos Organismos de Água doce 8
4.Terras Húmidas 8
4.1.Característicasgerais da vegetação 9
5.A CONVENÇÃO DE RAMSAR SOBRE AS TERRAS HÚMIDAS IDENTIFICA 42 TIPOS DE TERRAS HÚMIDAS: 9
5.1.TERRAS HÚMIDAS MARINHOS /COASTEIROS 9
5.2.TERRAS HÚMIDAS INTERIORES 10
5.3.TERRAS HÚMIDAS ARTIFICIAIS 11
6.BENEFÍCIOS DAS TERRAS HÚMIDAS 12
7.Terras húmidas em Moçambique 13
7.1.Zonas húmidas do estuário 14
7.2.Zonas húmidas marinhas 14
8.Conclusão 15
9.ReferênciasBibliograficas 16

1. Introdução
A terra é coberta por cerca de 70% de água (oceanos, rios e lagos) e 30% de áreas emersas.
A água é abundante na maior parte da superfície terrestre e, dentro do intervalo de temperatura geralmente encontrado, ela é líquida.
Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade, comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismosda fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo.
Biótopo é a base onde estão assentados os seres vivos, é o chão, é o solo, são as águas, é o ar do ambiente. O biótipo significa o conjunto dos fatores do meio ambiente que não têm vida tais como a areia, as rochas, a argila, os minerais, as substâncias inorgânicas, o ar, a energia do ambiente, osraios, os trovões, os relâmpagos, o calor, a radioatividade, a luz solar, a energia de uma forma geral compõe o biótipo.
No mundo destacam-se três tipos de biociclos: epinociclo, talassociclo e o limnociclo, dentre os quais os dois (2) últimos de caráter aquático.

2. Objetivos do Trabalho
O objetivo deste trabalho é classificar e caracterizar os bioma marinho e terras húmidas, e tem como osobjetivos específicos os seguintes:
* Demostrar como esta dividido o ambiente marinho;
* Identificar as características da vegetação das terras húmidas segundo Ramsar;
* Identificar as terras húmidas em Moçambique.

3. Fundamentos da Teoria
Os biomas ou ecossistemas aquáticos dividem-se em dois grupos, marinhos (talassociclo) e de agua doce (liminociclo) respectivamente.
Os organismosaquáticos pertencentes tanto do talassociclo como do liminociclo, podem ser divididos, de acordo com a capacidade de deslocamento, em três categorias:

* Plâncton;
* Nécton ;
* Bentons.

O plâncton (plankton = errante) é formado pelo conjunto de seres que se deslocam passivamente na água, arrastados pelas ondas e correntes marinhas. Apesar de muitos possuírem movimentos próprios, os seresplanctônicos são fracos demais para vencer a força da correnteza e das ondas. Esses organismos distinguem‐se com base na cadeia alimentar marinha em: o fitoplâncton (autotróficos) e o zooplâncton (heterotróficos). Sendo os principais organismos planctônicos as algas microscópicas, os protozoários, pequenos crustáceos, larvas de crustáceos (copépodos, ostrácodase o Krill), larvas de vários animais eas medusas.

O nécton (necto= aquele que nada) inclui os seres dotados de movimento ativo, capaz de nadar e vencer as correntes. É o caso dos peixes e dos mamíferos aquáticos.
O bentons (bentos = profundidade) é formado pelos seres que vivem no leito do mar. Alguns são fixos (sésseis), como as algas macroscópicas, as esponjas, as ostras, as cracase as anêmonas; outros se locomovem pelo fundo...
tracking img