Plano de aula sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÁTICA PEDAGÓGICA

DIRETRIZES

PLANO DE AULA - ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO: Cultura, Diversidade e Linguagem

DURAÇÃO: 2hs/aula

OBJETIVOS:

- Desnaturalizar as visões de mundo através daobservação de diferentes culturas e formas de construção da identidade coletiva.

-Compreender a diversidade cultural e identificar comportamentos e ideias relativistas ou etnocêntricas sobre asculturas.

- Desenvolver a capacidade de análise textual

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Português e Sociologia

METODOLOGIAS:

ETAPA 1 – Iniciar a aula com a leitura do texto: “A fantasia das três raçasbrasileiras”, de Orson Camargo, no qual o autor explica porque a ideia de Darcy Ribeiro é criticada. Abrir o assunto para o diálogo com os alunos para que coloquem sua opinião sobre o tema.

ETAPA 2– Dividir a turma de acordo com o tamanho em pequenos ou grandes grupos. Cada grupo deverá encontrar e analisar uma música nacional que fale contra o preconceito cultural ou que faça elogios àsdiferenças culturais. Os grupos deverão trazer o resultado da pesquisa (música e letra) e da análise para sala de aula.

ETAPA 3 – Os grupos deverão se apresentar se possível, cantando a música,explicar o motivo da escolha, sua interpretação da letra e das ideias transmitidas pela música.

RECURSOS: Computador e caixas de som.

AVALIAÇÃO: Resumo da análise e das ideias transmitidas pela músicae junto com a letra, digitados por cada grupo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Currículo Mínimo Sociologia, Área: Ciências Humanas e suas tecnologias. Secretaria de Estado de Educação. Rio de Janeiro:2011.

Brasil Escola.
http://www.brasilescola.com/sociologia/o-brasil-varias-cores.htm(17/10/2011)

A fantasia das três raças brasileiras

[pic]

O Termo raça caiu em desuso

Naatualidade não existe nenhuma sociedade ou grupo social que não possua a mistura de etnias diferentes. Há exceções como pouquíssimos grupos indígenas que ainda vivem isolados na América Latina ou em...
tracking img