Plano aula sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA



“Cada sociedade tem seu regime de verdade, sua ‘política geral’ de verdade; isto é, os tipos de discurso que ela acolhe e faz funcionar, como verdadeiros; os mecanismos e as instâncias que permitem distinguir os enunciados verdadeiros dos falsos, a maneira como se sanciona uns e outros; as técnicas e os procedimentos que são valorizados para a obtenção da verdade;o estatuto daqueles que têm o encargo de dizer o que funciona como verdadeiro”.

Foucault



ESTRATEGIAS E OBJETIVOS PARA A AULA DE SOCIOLOGIA

ORIENTAÇÕES GERAIS


Num mundo em que as relações sociais se apresentam mediadas por uma série de fatores, faz-se necessário construir objetos de estudo que busquem integrar as perspectivas das diversas áreas do conhecimento sobrequestões sociais de relevância, ou seja, em que a interdisciplinaridade funcione de forma a iluminar os objetos de estudo de diferentes pontos de vista e aconteça em função das demandas da investigação.

É fundamental, também, valorizar o contexto local na elaboração dos objetos de estudo. Além de se tratar de uma iniciativa importante para engajar os alunos nos projetos, essa perspectiva podereferenciar o contexto local na cultura contemporânea, possibilitando a compreensão do caráter das relações sociais locais, mediado por condições sociais e históricas de caráter mais amplo.

Ao elaborar as seqüências didáticas e o currículo da disciplina, o professor pode tentar equilibrar diferentes dimensões de abordagem da sociologia: a temática, a dimensão compreensiva (com ênfase nas teorias)e a dimensão discursiva (com ênfase nos conceitos). Assim, o professor pode contribuir para a inserção dos alunos num campo conceitual e para que estes desvelem processos históricos que contribuíram para delinear o caráter das relações sociais no mundo contemporâneo.

Muitas vezes, observamos a preponderância de uma sociologia temática e a ausência de uma perspectiva histórica, em que conceitose teorias estejam ancorados, comprometendo dessa forma a qualidade da aproximação dos alunos e do trabalho realizado no campo científico, e reproduzindo representações sociais que vêem o fazer do pesquisador como imediatista e pouco rigoroso.

É importante ressaltar que o professor de sociologia do ensino médio pode ter como estratégia didática explorar os diversos recursos pedagógicosdisponíveis na escola como meios de levar o aluno a construir conhecimento e a obter mais informações sobre questões importantes do cotidiano. Assim, vale apreciar filmes, fazer visitas à biblioteca e ao laboratório de informática para a realização de pesquisas em livros, jornais e na internet.


Outras estratégias também podem contribuir para dinamizar as aulas e aproximar os alunos do trabalhoinvestigativo. A realização de trabalhos de campo, por exemplo, visam integrar o conhecimento do aluno e a realidade sociocultural de seu contexto de vivência e aprimorar um olhar de distanciamento dessa realidade.

01 – Ementa:

O contexto histórico do surgimento da sociologia. A modernidade e o pensamento sociológico. Objeto, método e temática dos clássicos.

02 – Objetivo geral:

Possibilitarao aluno uma reflexão crítica sobre as características da sociedade contemporânea a partir da apreensão dos conceitos básicos em sociologia.

03 – Objetivos específicos:

Compreender o contexto histórico do surgimento da sociologia e suas principais correntes teóricas.

Conhecer os principais paradigmas a partir dos quais a sociologia explica a sociedade procurando identificar a influenciadestes conceitos no pensamento moderno.

Relacionar a teoria sociológica com a organização social atual.



DIAS LETIVOS E CONTEUDOS PROGRAMATICOS



DIA 02/02/2009

AULAS DE SOCIOLOGIA: 1º A, 2º A, 1º B e 1º C

PLANEJAMENTO

• O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA.
• Sociologia: conceito e natureza.
• Objeto da Sociologia. Características.




⇨ A disciplina...
tracking img