Planejamento familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: A polemica do planejamento familiar e a quantidade de filhos que cada casal deve ter.

Esta resenha aborda o planejamento familiar inserido no Programa Saúde da Família (PSF), de forma a contemplar inicialmente os principais aspectos desse programa que foi criado pelo Ministério da Saúde com o intuito de sanar alguns problemas deste setor, e tem como prioridade a prevenção por meio deações coletivas. Assim, o PSF deve contar com uma equipe bem composta, devidamente capacitada e integrada a comunidade, fim de realizar devidamente sua função, sendo assim o melhor indicado para desenvolver políticas como, por exemplo, o planejamento familiar. O enfoque estar na família e a educação em saúde, mostrando a importância do conhecimento das mesmas para se alcançar o planejamento.Enfim, a necessidade de introduzir tal política à população de modo a concretizar seus objetivos, tendo em vista a realidade de cada indivíduo e a preferência do mesmo. O planejamento familiar está disciplinado na Lei 9.263/96, esta disciplina forma de planejar uma gravidez com métodos já conhecidos.
No entanto, A um aumento desproporcional da população, e o avanço da medicina que proporcionaa natalidade, bem como a falta de políticas públicas como escasso investimento na educação e saúde, que se nota nas periferias das cidades, jovens sendo mães muito cedo. Jovens muitas vezes de famílias pobres que não proporcionaram boa educação com escola de qualidade, além de pais que não tiveram a oportunidade de seguir uma carreira com pouco estudo. Ficando esses pais na maioria das vezesdesempregado e por essa razão não pode custear boa educação para os filho, e para fugir da angustia pela falta de emprego, muitas vazes se entrega ao álcool e drogas, gerando violência doméstica em razão da falta de dinheiro.Por essa razão muitas jovens se iludem na procura de uma melhora de vida confiando em proposta de namorados e parceiros também sem qualquer desenvolvimento intelectual, semformação e emprego, sendo fruto desse relacionamento uma gravidez sem qualquer planejamento. .
Ora, se a célula de manter a sociedade é a família, e a família é formalizada através do casamento civil ou a união estável com o fim de constituir família. Caso essa família seja sem estrutura o Estado também será. Por essa visão, verificando nas periferias, a maioria das famílias sãodesestruturada, face a falta de Políticas públicas nas regiões carentes, como falta de creches, escolas, hospitais, postos de saúde, local para laser, ficando a população pobre à mercê da sorte e da boa vontade dos governantes. Portanto, é importante a população se concientizer e ter trabalhos diretos juntos ás escolas, com informações para jovens referente a importância do panejamento familiar. Sendo queo planejamento familiar e aplicado na classe média, tendo essa boa qualidade de vida.Diante das más condições de vida de várias famílias brasileiras, muitas vezes em decorrência da falta ou de uma precária assistência à saúde e consequentemente desprovidas de um planejamento familiar, torna-se necessário discorrer sobre essa problemática, ressaltando o papel do PSF na assistência ao planejamentofamiliar. A situações em que a falta de planejamento familiar era uma das causas mais importantes para a explosão de violência urbana ocorrida em nosso País. A maioria é fruto de lares desfeitos ou que nunca chegaram a existir. O número daqueles que têm muitos irmãos, dos que não conheceram o pai e dos que foram concebidos por mães solteiras, ainda adolescentes, é impressionante. associação depobreza com falta de planejamento familiar e violência urbana: o número de crianças pequenas nas ruas dos bairros mais violentos fala por si. O de meninas em idade de brincar com boneca aguardando atendimento.
Nas filas das maternidades públicas. Esse assunto é de grande proporção pois a casos e casos temos exemplos que abrir mão da paternidade em troca de experiências individuais e do casal...
tracking img