PLANEJAMENTO FAMILIAR

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CAMPO REAL
DEBORA ALINE KLETIKOSKI













PLANEJAMENTO FAMILIAR
















GUARAPUAVA
2014

DEBORA ALINE KLETIKOSKI

















Trabalho apresentado à Faculdade Campo Real, no curso de Enfermagem como requisito para obtenção de nota parcial bimestral, na matéria de Enfermagem em Saúde da Mulher.
Orientadora:Patrícia Cavenague






GUARAPUAVA
2014
PLANEJAMENTO FAMILIAR


Planejamento familiar é o direito que toda pessoa tem à assistência especializada e ao acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não ter filhos. Consiste em um conjunto de ações que auxiliam o casal a optar quando quer ter um filho, o número de filhos que querem ter e o espaçamento entre onascimento dos filhos, o tipo de educação, conforto, qualidade de vida, condições sociais, culturais e seus níveis, conforme seus princípios de necessidade, entre eles e a escolha do método anticoncepcional mais adequado são opções que toda mulher deve ter o direito de escolher de forma livre.

A assistência em planejamento familiar deve incluir acesso à informação e a todos os métodos e técnicas paraconcepção e anticoncepção, cientificamente aceitas, e que não coloquem em risco a vida e a saúde.

Os profissionais de saúde devem empenhar-se em bem informar aos pacientes para que conheçam todas as alternativas de anticoncepção e possam participar ativamente da escolha do método. Considerando que a AIDS vem se tornando uma das principais causas de morte entre mulheres jovens, é fundamental quese estimule a prática da dupla proteção, ou seja, a prevenção simultânea das doenças sexualmente transmissíveis (DST), inclusive a infecção pelo HIV/AIDS e a gravidez indesejada. Isso pode se traduzir no uso dos preservativos masculino e feminino ou na opção de utilizá-los em associação a outro método anticoncepcional da preferência do indivíduo ou casal.
Controlar a fertilidade é o primeiropasso para planejar o momento mais adequado para ter filhos, assegurado pela Constituição Federal e também pela Lei n° 9.263/96. No Brasil, a Política Nacional de Planejamento Familiar foi criada em 2007.  Ela inclui oferta de oito métodos contraceptivos gratuitos e também a venda de anticoncepcionais a preços reduzido na rede Farmácia Popular.
Em 2008, o Ministério da Saúde alcançou a marcahistórica de distribuir esses dispositivos em todos os municípios do território nacional. No ano seguinte, a política foi ampliada e houve maior acesso a vasectomias e laqueaduras, métodos definitivos de contracepção, bem como a preservativos e outros tipos de anticoncepcionais.

Todo casal tem a necessidade e o direito de determinar o número de seus filhos e o momento oportuno para trazer-lhes ao mundo.Para isso dispõe de várias alternativas. Os métodos artificiais de planejamento familiar constituem uma dessas alternativas, apesar de que na realidade nem todos têm esse efeito, pois alguns são abortivos e implicam em riscos para a saúde da mulher.

A atuação do enfermeiro na primeira consulta é explicar minuciosamente e discutir com a mulher a técnica de uso do método. Solicitar que a mulherelabore o registro da temperatura basal durante um ciclo, abstendo-se de relações sexuais sem proteção. Caso a mulher apresente dificuldade para traçar o gráfico, solicitar que ela simplesmente anote os dias com as respectivas temperaturas e traga essas anotações ao serviço de saúde, para elaborar o gráfico com o profissional de saúde.
O enfermeiro deve recomendar especial atenção a fatores quepossam influir nos valores da temperatura basal, solicitando à mulher que anote sua ocorrência no gráfico. Considerar o oferecimento do preservativo masculino ou feminino para uso associado ao método, com vista à dupla proteção do casal para evitar a gravidez, na ocorrência de coito no período fértil, a usuária deve ser orientada para o uso de anticoncepção de emergência.
No primeiro...
tracking img