Planejamento empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As empresas são ambientes instáveis e suscetíveis a dificuldades e imprevistos internos e externos.

A Administração Empresarial requer pessoas com capacidade de criar, dirigir, manter, operar e controlar uma organização, sempre com o foco de atingir a eficiência e a eficácia do processo administrativo.

Na tentativa de amenizar os impactos causados pelasadversidades, as organizações precisam desenvolver planejamentos condizentes com sua área de atuação para que haja efetividade de mercado e para que elas possam sobreviver.

O Planejamento nada mais é do que uma maneira de organizar e executar uma série de medidas para melhorar um ambiente ou uma situação.

Neste trabalho identificaremos as diferentes áreas que compõem o PlanejamentoEmpresarial e buscaremos mostrar a importância de traçar planos em todos os âmbitos da organização, em seu nível Institucional, Intermediário e Operacional. Saber identificar as necessidades individuais e em conjunto de cada departamento e a fazer projeções futuras, estabelecendo os planos de ações e a forma como os objetivos podem ser alcançados.

O objetivo principal é mostrar que sem umbom planejamento e uma direção coordenada não é possível obter êxito em nenhum setor da organização. Planejar é o início de uma jornada de expectativas.

Falaremos, também, sobre o planejamento de ações sociais visando ampliar o leque de conhecimento e de engajamento da população em prol de um mundo mais justo e desenvolvido.

Boa leitura!

1. PLANEJAMENTO EMPRESARIALPodemos dizer que o processo administrativo consiste em 4 principais funções: planejar, organizar, liderar e controlar.

Para o sucesso de uma organização é imprescindível a implementação de um plano de ação e de um planejamento minucioso acerca dos diversos setores envolvidos no processo. Um plano onde se definam missões, valores, sejam traçadas as metas e os objetivos e, por fim, aprogramação e execução das atividades propostas.

1.1 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento Estratégico consiste em uma reunião de informações e tomada de decisões que afetam uma organização no decorrer de seu funcionamento como um todo, atingindo todos os seus departamentos em um processo contínuo.

É um processo voltado para o futuro, onde cabe estudar as decisões tomadas nopresente para que elas não causem impactos negativos no futuro. Busca a melhor e mais adequada maneira de atingir os objetivos traçados no planejamento empresarial, discutido e instituído em nível Institucional, ou seja, pela presidência e diretoria da organização.

Sua complexidade e abrangência fazem com que o Planejamento Estratégico seja ramificado para departamentos específicos daorganização, garantindo assim a sua eficácia e permitindo uma melhor visualização de todos os seus processos.

O Planejamento Estratégico é dividido em 7 etapas, as quais veremos a seguir:

1. Determinação dos objetivos – As organizações estabelecem planos e objetivos para dar sentido a sua existência e propósitos. De forma genérica, toda empresa têm como objetivos vitais o lucro, expansão(interna ou para o mercado), segurança quanto ao seu futuro e autonomia e independência para a continuidade de seus negócios. Esses objetivos são traçados de forma a otimizar os esforços e evitar a dispersão do foco e da perda de sua efetividade.

2. Análise ambiental externa – É preciso estudar, mapear e reconhecer o ambiente com o qual se está lidando pois só assim é possível identificar asoportunidades, as ameaças, as forças e as fraquezas do meio que a cerca. Fatores tecnológicos, políticos, econômicos, legais, sociais, demográficos e ecológicos podem afetar diretamente a efetividade do Planejamento Estratégico.

3. Análise organizacional interna – É aonde os recursos internos disponíveis serão analisados para que haja uma melhor exploração e um melhor investimento nos...
tracking img