Dogma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dogma :

O termo DOGMA está ligado à ideologia, ou conjunto de princípios que servem de base à um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

São verdades absolutas que não permitem a discussão. São um conjunto lógico, sistemático de representações (idéias, valores) e de normas ou regras (de conduta) Indicam ou prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar ecomo devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir, fazer e como.

Possui caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais.

A relação do dogma com o filme revela-se na reunião de membros da organização na qual se elege o LordBlackWood como novo mentor da organização baseado na crença de uma nova era gerada por fatos e relatos gerados pelo mesmo Lord Blackwood.

Dedução ou Raciocínio dedutivo

Podemos raciocinar ou argumentar logicamente de três modos diferentes, fazendo uso da dedução, da indução ou da analogia. Vamos examinar aqui o primeiro tipo de raciocínio, que mereceu uma atenção toda especial dos lógicos,desde Aristóteles.

A dedução é um tipo de raciocínio que parte de uma proposição geral (referente a todos os elementos de um conjunto) e conclui com uma proposição particular (referente a parte dos elementos de um conjunto), que se apresenta como necessária, ou seja, que deriva logicamente das premissas. Veja dois exemplos:

Todo metal é dilatado pelo calor. (Premissa maior)
Ora, a prata é ummetal. (Premissa menor)
Logo, a prata é dilatada pelo calor. (Conclusão)

Todo brasileiro é sul-americano. (Premissa maior)
Ora, todo paulista é brasileiro. (Premissa menor)
Logo, todo paulista é sul-americano. (Conclusão)

Aristóteles chamava o raciocínio dedutivo de silogismo e o considerava um modelo de rigor lógico. Entretanto, é importante notar que a dedução não traz conhecimento novo,uma vez que a conclusão sempre se apresenta como um caso particular da lei geral.

Assim, a dedução organiza e especifica o conhecimento que já temos. Ela tem como ponto de partida o plano do inteligível, ou seja, da verdade geral, já estabelecida.

Abdução:
Abdução pode ser definido como um tipo de raciocínio ou inferência pela melhor explicação. Neste caso, busca-se a hipótese que melhorse encaixa na argumentação e não uma conclusão do raciocínio que seja válida. Charles S. Peirce é a principal referência para a definição original deste conceito. Sua meta principal foi estabelecer uma semiótica para o pensamento e a linguagem , e a questão central de sua pesquisa filosófica foi: como estabelecer uma estrutura lógica que pudesse explicar a possibilidade de raciocínios sintéticos apriori, Bastante influenciado pela filosofia kantiana,

De fato, é a abdução que impera em toda a busca de soluções nos casos policiais. É o tipo de raciocínio que faz parte, igualmente, de toda a investigação científica.

Vale a pena lembrar o nome de quem prestou grande contributo para a clarificação de todos estes aspectos relativos ao raciocínio: Charles Sanders Peirce (1839-1914),filósofo, cientista e matemático norte-americano. O seu pai, Benjamim Peirce, era um dos mais importantes matemáticos de Harvard, na época. Dedicou grande parte da sua vida e dos seus estudos à Filosofia e à Lógica, sendo conhecido, sobretudo, pela sua contribuição nestas áreas.
Peirce elaborou a sua teoria dos três tipos de inferências no contexto da questão dos métodos das ciências. De acordo com ele(uma vez que o chega a afirmar), a abdução é o tipo mais importante de raciocínio. A abdução é importante na medida em que, para além de dar origem às hipóteses numa investigação, contribui para a teoria acerca da percepção, tem um papel relevante na memória e é essencial para a história. Para além disso, seria a essência do pragmatismo, entendido por Peirce como a lógica da abdução.
Que é,...
tracking img