Henry fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem

De um lado Taylor se preocupava com a realização das tarefas, de outro, Henry Fayol, desenvolveu uma teoria para o corpo administrativo da empresa. Daí o nome de Teoria clássica da administração.
Justificativa da criação da Teoria clássica da administração por Fayol
Para Fayol, a Administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (governo, política, família,negócios, justiça) que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle, razão pela qual todos devem estudá-la, o que exigiu a criação de uma TGA, para que a Administração pudesse ser ensinada.

Características da Teoria clássica da administração

Em suma, caracteriza-se por seu enfoque prescritivo e normativo, pois prescreve quais os elementos da administração(funções do administrador) e quais os princípios gerais que o administrador deve adotar em sua atividade, sendo este o filão da Teoria Clássica.

Funções da Empresa: A teoria de Fayol começa por dividir a empresa em 6 funções distintas:

* Técnica (produção e manufatura)
* Comercial (compra, venda e troca);
* Financeira (procura e utilização de capital);
* Segurança (proteção da propriedadee das pessoas);
* Contabilidade (registro de estoques, balanços, custos, estatísticas);
* Administração (planejamento, organização, comando, coordenação e controle = POC³).

Princípios básicos:

* Divisão do trabalho: Designação de tarefas específicas para cada indivíduo resultando na especialização das funções e separação dos poderes.
O papel do gerente para Fayol

Consiste em tomardecisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa seqüência lógica.

Burocracia
Temos hoje uma visão completamente distorcida do conceito real de burocracia. Segundo Max Weber, burocracia a tem como intuito maximizar a eficiência em uma empresa, edesta forma, necessita de uma detalhização de seus procedimentos.
Ao começarem a ser estudas as conseqüências previstas da burocracia com o objetivo de máxima eficiência, descobriu-se os imprevistos ou disfunções da burocracia, sendo estas os motivos para o drama do cidadão insatisfeito.
Estruturalismo
Ao começarem a ser estudas as conseqüências previstas da burocracia com o objetivo de máximaeficiência, descobriu-se os imprevistos ou disfunções da burocracia, sendo estas os motivos para o drama do cidadão insatisfeito. Ou seja, o que o leigo chama de burocracia é na verdade as disfunções da burocracia, os problemas que a burocracia causa, como, a grande espera em filas, papelório, demora na prestação de serviços, etc.

O Estruturalismo entende que as organizações são sistemasabertos, que possuem uma constante relação de intercâmbio com seu ambiente e que a burocracia limita o universo de ação.
No Estruturalismo acredita-se que devido ao grande acumulo de organizações em uma sociedade moderna e industrializada, faz com que o homem seja totalmente dependente da mesma, para nascer, viver e morrer.
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
A abordagem comportamental da ciênciaadministrativa propõe o abandono de posições normativas e descritivas e a adoção de uma posição humanística e descritiva, mantida portanto, a ênfase nas pessoas.
Desta forma, a Psicologia Organizacional contribuiu decisivamente para o surgimento de uma teoria administrativa mais democrática e humanística, a Teoria Comportamental da Administração.
No campo da Motivação Humana, destacaram-se,principalmente:
Abraham Maslow
Frederik Herzberg
David McClelland

Origens
Os defensores do behaviorismo atacavam duramente a Teoria Clássica, em função de seu excessivo mecanicismo, argumentando que o homem deveria pensar e criar mais.
Quanto à teoria burocrática, os comportamentalistas discordavam do modelo de máquina adotado como metáfora explicativa da organização.
Em...
tracking img