Mineralogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
__________________________________________________

Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.I, pag.1

I- Introdução – Conceitos Básicos
Luz: É a parte visível do espectro eletromagnético, que compreende desde os raios γ até as ondas longas de rádio, conforme mostra a Figura I.1. Os limites dos intervalos de comprimento de onda ( ) das diferentes cores do espectro da luz λ visívelé arbitrário, isto por que as cores passam umas para as outras gradualmente. Se na retina humana chegam simultaneamente ondas com comprimentos de onda de 3900 à 7700 Å, o cérebro interpreta essa radiação como sendo luz branca. Em outras palavras, a luz branca é a “mistura” de todas as cores do espectro da luz visível (lembre-se do experimento do Disco de Newton).

Como toda onda de espectroeletromagnético, a luz é uma forma de energia radiante, que apresenta natureza tanto ondulatória quanto corpuscular. No presente caso, a luz será tratada como uma onda em movimento harmônico contínuo, representandose somente a sua componente elétrica, uma vez que esta é a mais importante na análise dos fenômenos ópticos.

__________________________________________________

Mineralogia Óptica,Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.I, pag.2

Comprimento de onda (λ): É a distância entre duas posições consecutivas e idênticas (ou em fase) na direção de propagação de uma onda.

O comprimento de onda, no caso da luz visível, é dado em Ângstrons Å, onde 1Å = 1x10-7 mm = 1x10-1 mµ.

Período (T): É o tempo gasto para completar uma oscilação, ou seja, é o tempo necessário para percorrer-se umadistância igual a um comprimento de onda (λ). O período é expresso em segundos Freqüência (N): É o número de oscilações completadas em uma certa unidade de tempo. A freqüência é expressa em ciclos por segundo ou Hz. Observar que o período é o inverso da freqüência, ou seja: 1 Ê N= T Velocidade da luz: A velocidade da luz no vácuo é igual para todas as cores sendo igual a: C=299.776(± 4) Km/s ± Arelação que essas grandezas guardam entre si é: c N= Ë λ Deve-se também considerar-se que freqüência das oscilações não muda quando as ondas passam através de diferentes meios, ou seja, quando um raio de luz sofre refração poderá haver mudanças em sua velocidade e/ou em seu comprimento de onda mas nunca na freqüência Luz monocromática: É a luz constituída de um único comprimento de onda ou variável emum intervalo bastante estreito, ex.: Lâmpada de vapor de sódio com λ variando entre 5890 e 5896 Å. Luz policromática: É a luz constituída por uma larga variação de comprimentos de onda, ex.: luz do sol, lâmpada doméstica, etc. O microscópio petrográfico utiliza-se de uma fonte de luz policromática, obtida através de uma lâmpada com filamento de tungstênio (igual a lâmpada doméstica), de coramarelada, adicionada de um filtro azul para torna-la branca1 . O emprego de luz policromática no microscópio é desejável pois promove o fenômeno da dispersão dos índices de refração nos minerais. A luz monocromática por sua vez, é empregada apenas em medidas ópticas de precisão, como nos refratômetros (equipamentos que medem o índice de refração de minerais e líquidos). Raio: É a direção de propagaçãoda luz a partir do ponto de origem a um outro ponto qualquer. Nos meios homogêneos, os raios são retilíneos. Feixe: É um conjunto de raios de luz que partem de uma mesma fonte. Superfície de onda ou superfície de velocidade de onda: A partir de um ponto luminoso, infinitos raios são emitidos em todas as direções. Decorrido um certo tempo, estes raios terão percorrido uma certa distância a partirde sua origem. A linha ou superfície que une ou contém as extremidades destes raios denomina-se superfície de velocidade de onda, conforme mostra a Figura I.4.
1

isto porque o azul é a cor complementar do amarelo.

__________________________________________________

Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.I, pag.3

Assim, em um meio isotrópico, onde a velocidade da luz é...
tracking img