Planejamento - aula de artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: A geográfica através da arte: trabalhando representações do espaço com a construção de maquetes.

Introdução

O conteúdo a ser trabalhado através das maquetes é a noção de espaço geográfico dos locais onde a criança mais frequênta.

Será apresentado aos alunos as orientações cardiais e noções de espaço, em vários locais diferentes.

Com isso a criança deve começar a identificar aposição dos objetos, perspectivas, diferentes visões de um mesmo lugar e se localizar no espaço.

A descrição é fundamental, porque a paisagem não é experimental e sim visual. Assim, as excursões de reconhecimento, o uso das imagens aéreas, das fotografias comuns, das imagens cotidianas da televisão, dos mapas, etc., são recursos que podem ajudar o professor. Aulas descritivas depaisagem não atingem o objetivo de dar ao estudante a capacidade de realizar levantamentos das características visíveis na paisagem, fazer sua documentação, sistematizando assim a observação. (PCN – Geografia, p. 102, 2000).


Objetivos

Observar, conhecer e comparar as paisagens locais, identificando-as (natural e humana).

Observar, localizar e registrar, por meio de desenho, os pontos dereferência nos percursos diários.

Conhecer diferentes formas de representação do espaço, elaborando a maquete dos lugares de vivência, como sala de aula, escola e moradia.



Desenvolvimento

Com uma roda da conversa o professor inicia o assunto perguntando aos alunos :

“Você já pensou as várias formas de organizar as carteiras de nossa sala de aula? Imagine uma forma de fazer issosem mover as carteiras”.

Essa pergunta tem o objetivo de fazer com que o aluno participe da organização do seu espaço. Se ele exercitar esse planejamento em sua sala de aula, poderá fazer o mesmo em outros lugares, como em casa, no pátio, no bairro.

Usando ilustrações vamos mostrar aos alunos como é possível elaborar um mapa e uma maquete:

[pic]

Figura 1: ilustração da sala paraelaborar uma maquete


Essa sequência pretende ser uma orientação para que o aluno construa uma maquete de sala. O trabalho pode ser realizado me grupo. Haverá várias maquetes do mesmo local. Não importa que as maquetes tenham tamanhos diferentes. Na verdade, isso pode servir para que os alunos comparem-nas e percebam que cada grupo representou o mesmo espaço de tamanhos e maneiras diferentes.O professor solicitou aos alunos que trouxessem caixas de papelão de vários tamanhos ou objetos variados que representassem os móveis e objetos do espaço, os materiais apontados são apenas uma sugestão, poderão ser adaptados à sua realidade e usar outros, até mesmo o lego.

Ficou combinado que o trabalho seria feito em grupo e que os alunos deveriam imaginar a sala sendo observada de cima.Para definir as posições eles deveriam buscar suas posições a partir do quadro branco que está na frente da sala no centro da parede e que seria representado por um palito de sorvete.

A base da maquete seria de papelão, as carteiras dos alunos seriam representadas por tampinhas de garrafa, todas do mesmo tamanho, o armário e a mesa da professora por pequenas caixas e o cantinho da leituraseria representado por uma tampa de lata fina e larga.

[pic]

Figura 2: primeiras representações.



Foi entregue aos alunos um pedaço de papel crepom, todos da mesma cor, para encapar as tampinhas.

Considerando que o quadro branco está à frente da sala, o professor começou a fazer perguntas aosalunos de acordo com suas posições na sala.

À frente do Pedro está ________, atrás do Pedro está _________, à sua direita está _______ e à sua esquerda está.

Márcia está sentada à _________ do Luiz à _________ do Marcio, à _________ da Helena e atrás do Roberto.

Pedro está sentado à direita da _________, à esquerdo do ________, atrás da ________ e na frente do _________.

Conforme...
tracking img