Chermobyl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Finaci




Titulo: Chernobyl.




Nome: Rafael Eduardo Balbino Mendes.







[pic]








São Paulo, Julho/12


Chernobyl

A cidade de Chernobyl – seu nome significa grama negra – fica ao norte da Ucrânia, na divisa com a Bielorrússia, sobre o rio Pripyat. Na época da construção, toda a região estava integrada à União Soviética. A central nuclear foiconstruída a vinte quilômetros da cidade de Chernobyl e a cem da capital da Ucrânia, Kiev. Um complexo que abrigou os trabalhadores ficava a quatro quilômetros da cidade de Pripyat. Lá quarenta e cinco mil pessoas estavam abrigadas no momento do acidente.

A construção da usina começou em 1970 e em 1983 foi inaugurado o quarto reator. No momento do acidente estavam sendo construídos mais doisreatores que tiveram suas obras paralisadas três anos após o acidente e em 12 de dezembro de 2000 o complexo foi fechado definitivamente.
A usina era formada por reatores dos tipos RBMK – Reator nuclear arrefecido por água moderado a grafite – e PRW – Reator de água pressurizada – que podiam produzir 1000 megawatts de energia elétrica. Esse último modelo é usado em Angra e precisa ser construídopróximo a reservatórios de água, por isso as usinas são localizadas próximas a rios ou mares de onde é retirada a água para resfriamento, método criticado por ambientalistas, pois aumenta a temperatura da água, afetando os ecossistemas da região. As quatro unidades de Chernobyl eram do tipo RBMK (reator com urânio enriquecido refrigerado à água fervente, moderado a grafite, é um reator evoluído apartir de um modelo cujo objetivo é a produção de plutônio a partir do urânio em seu interior) e a planta da usina eram consideradas um modelo dentro da União soviética, que tinha planos de extensão.
Esse tipo de reator utiliza urânio-235 como combustível. A reação nuclear de um grama desse elemento produz aproximadamente 82000000 kJ de energia, valor mais de um milhão de vezes maior que o produzidopela queima de um grama de metano – gás usado em algumas termelétricas. Para produzir essa energia os átomos são bombardeados por nêutrons e quebram-se como esferas de vidro, formando núcleos menores que geram novos elementos como o bário e o criptônio. Quando esse núcleo é quebrado ele libera elétrons que passam a atingir novos núcleos, gerando uma reação em cadeia. Nos reatores usados emChernobyl essa reação em cadeia era moderada pela utilização de grafite, reduzindo a velocidade dos nêutrons e permitindo o controle da reação.
Essa reação é altamente exotérmica, produzindo uma temperatura extremamente elevada, podendo fundir as paredes do reator, que são produzidas com tijolos especiais e espessas paredes de cimento e chumbo, com mais de um metro de espessura.
O urânio-235 representaapenas 0,7 % das reservas, para se obter energia o urânio deve ser enriquecido. Esse processo eleva a quantidade de urânio-235 para 3% – nível usado nos reatores nucleares – e é realizado pela centrifugação de compostos de urânio, mas esse processo também pode ser usado para gerar material para a produção de bombas atômicas. Por isso o Irã vem sofrendo retaliações constantes a cada vez que anunciao desenvolvimento dessa tecnologia ou a criação de novas usinas de enriquecimento.





Cidade de Chernobyl
[pic]


O Reator de Chernobyl possui grafite no núcleo e não possui contenção de aço, diferenciando dos reatores de Angra, por exemplo. O combustível é o urânio-235 e o controle da reação de fissão nuclear em cadeia é feita por meio de barras de controle, absorvedoras de nêutrons.As varetas de combustível são colocadas dentro de blocos de grafite , por onde passamos tubos da água de refrigeração, que vai produzir o vapor para acionar a turbina. A água passa entre as varetas de combustível, onde é gerado o vapor, não havendo necessidade de um gerador de vapor com essa finalidade.

As dimensões do Vaso do Reator são muito maiores, por causa da montagem dos blocos de...
tracking img