Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

PORTFÓLIO-HISTORICIDADE

GICELE -524648
JESSYCA-528837
JOYCE-528828

CONFINS
2010

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

UTA: HISTORICIDADE

PORTFÓLIO APRESENTA ATIVIDADES DE:

ARTE
GEOGRAFIA
HISTORIA

.

Tutor (a): Diva Gomes da Silva Marques
Centro Associado: CA. Belo Horizonte/Confins
INFRAERO/MG

CONFINS
2010

SUMÁRIO1- INTRODUÇÃO.....................................................................................4
2- ARTE...................................................................................................5
3- GEOGRAFIA.......................................................................................7
4-HISTORIA............................................................................................8
5- CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................10
6- REFERÊNCIAS....................................................................................11

CONFINS
2010
4
INTRODUÇÃO

Veremos no decorrer deste trabalho a prática pedagógica dos ensinos de arte, geografia e história. A Arte é uma forma de expressão, umalinguagem que se destaca tanto em aspectos visuais, musicais, teatrais – expressivos dentro de uma cultura – como também, por exemplo, um local ou uma determinada região inseridos em um contexto histórico e social.
A Geografia é um dos conhecimento que mais sofrem variações ao longo da nossa vida. A constante mutação dos elementos estudados,mudanças brusca da geografia que estudamos no ensinosuperior para a geografia que estudamos nas escolas,principalmente quando pensamos na construção pedagógica do cidadão que queremos que faça parte do nosso futuro.
A História teve durante muito tempo presa a um modelo no qual se priorizavam os acontecimentos políticos a partir da memorização de nomes, datas, locais etc. Esse ensino, que hoje chamamos de História tradicional, inclui também reis,presidente, generais revolucionários, realizações de cientistas, autoridades etc. A superação da historiografia tradicional se revela na contemplação de novos objetos além da política, como a economia, os costumes, a condição feminina, o cotidiano etc.
Neste trabalho, procuramos situar essas questões mais relacionando o ensino as tendências contemporâneas.


CONFINS
2010
5
2 - ARTES

Atividade1
“A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade”

Fez se necessária uma reorganização das práticas educacionais na busca de uma educação de qualidade, tendo em vista que o aluno hoje questiona, discute, interage e está cada vez mais conquistando seu espaço e construindosua autonomia.
Nesse contexto histórico, a disciplina de Artes começa a conquistar o seu espaço. Consideramos que o ensino de Artes, e sua amplitude de conhecimento, são fundamentais para a formação cultural, intelectual e social não só do aluno como também do professor, pois favorece momentos de reflexão, inter- relacionamento, além de trocas de experiências e aquisição de conhecimentos.Atividade 2

Tabela para planejamento/ metodologia triangular

Aprendizes/série: 2 série, 3 série, 4 série, 5 a 8 série

Carga horária: São duas aulas por semana com duração 45 minutos.

Professoras: Joyce Barreto, Jéssyca Barreto e Gicele Antunes

Objetivo da aula: é proporcionar ás pessoas envolvidas - alunos, estagiários e professoras - o conhecimento sobre materiais, estilos e estéticas,que compõem o fazer artístico, estimulando assim a pesquisa acerca dos componentes da aprendizagem artística, e sobre os processos através dos quais o conhecimento da arte é construído.

CONFINS
2010
6
Justificativa: Promover a visita de uma artista plástica para que o aluno, sob sua orientação, possa conhecer algumas técnicas de pinturas, como pintar na tela, como misturas de cores,...
tracking img