Pipa estrutura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrição da estrutura organizacional

http://www.logisticadescomplicada.com/wp-content/uploads/2010/06/ESTRUTURA-ORGANIZACIONAL-E-CONTROLE-DAS-OPERACOES-LOGISTICAS.pdf

Estrutura organizacional é:

A Representação gráfica ou a descrição das áreas que compõem a organização, distribuídas em níveis hierárquicos .A estrutura organizacional projeta e organiza os relacionamentos dos níveishierárquicos e o fluxo das informações principais. E é através da estrutura organizacional que são formalizadas as relações entre as pessoas que compoe a organização, por meio de ligações de dependência e de cooperação. Para melhor compreensão a estrutura organizacional é elaborada de forma gráfica - o organograma -, a qual permite visualizar rápida e facilmente as diversas áreas e componentes daorganização, por este conceito se baseia a divisão do trabalho e departamentalização, a hierarquia e a coordenação.

Divisão do trabalho e Departamentalização, é o processo responsável por agrupar em departamentos, funções ou atividades ligadas uma a outra, primeiro é realizado a divisão do trabalho em tarefas de forma a ter mais eficácia e aumento na produtividade oferecidos pela especialização.Na segunda fase é efetuada a departamentalização que é a divisão das principais atividades e tarefas organizacionais e transforma-las em responsabilidades por departamentos ou por divisão de tarefas ou produtos, por este motivo é necessário conhecer bem as opções que melhor se encaixa com o perfil da organizações.
São 5 as abordagens que definem os grupos de departamentos e subordinaçãoexistentes na hierarquia.
-
TIPOS DE ABORDAGENS
* Abordagem Funcional;
* Abordagem Divisional;
* Abordagem Matricial;
* Abordagem de Equipe;
* Abordagem de Redes.

Abordagem Funcional: É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função.
Departamentalização Funcional: os departamentos são formados por pessoas que possuem habilidadese conhecimentos parecidos e que participam de atividades e tarefas comuns dentro de seu processo de trabalho, assumindo a responsabilidade por processos específicos de sua função especializada, no qual as principais áreas abordadas são: produção, vendas e finanças e recursos humanos, seguindo o processo mais comum de departamentalização.
Geralmente a departamentalização é a mais indicada noscasos de estabilidade e de poucas mudanças e que precisam de processos continuados e repetitivos.
Vantagens: Facilita os contatos e a comunicação dentro de cada departamento; incentiva a especialização técnica, pois oferece possibilidades e oportunidades para especialistas dentro de sua área por meio de supervisão também de especialistas; Redução de custos, devido ao trabalho em conjunto.Desvantagens: dificuldade de adaptação quando ocorre mudanças externas; esta estrutura tende a ser muito burocrática e precisa de uma estrutura administrativa mais elaborada, com mais níveis hierárquicos.

Abordagem Divisional: A Organização cria departamentos que são formados por agrupamentos de divisões separadas que por si só produzem um produto ou serviços de acordo com os resultados da organização, émais indicada em organizações de diferentes produtos e serviços para diferentes mercados e clientes, pois cada divisão tem em foco um mercado ou cliente independente

É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são auto-suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais.
A estruturadivisional é a mais indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente.
Dentro de abordagem divisional existem variantes, que servem para alcançar diferentes resultados esperados de uma organização. Essas estruturas variantes se baseiam em:
* Produtos ou serviços;
*...
tracking img