Pesquisa e pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS







UNIDADE PEDAGÓGICA: INSTITUTO IAPE


DISCIPLINA: PESQUISA e PRÁTICA PEDAGÓGICA III


ALUNO(A): LUCINÉIA ROSA SILVA DIAS


CURSO: PEDAGOGIA


DATA:11/04/2012





























A Proposta dos PCNs e orientações didáticas para as séries iniciais do ensino fundamental com o tema transversal

Orientação Sexual

Os PCNs auxilia o profissionalno processo reflexão da prática e que sua prática tenha eixo a formação de cidadão autônomo e participativo. As orientações didáticas permeiam sobre o ensinar e aprender.

Os PCNs propõem que os temastransversais podem ser abordados em todos os ciclos (divisão do ensino fundamental nos PCNs) variando apenas o grau de complexidade e abrangência com que serão trabalhados. Os conteúdos devem sertrabalhados a partir da realidade e capacidade cognitiva de cada aluno, eles também possibilitam ao professor desenvolver o trabalho com temas transversais de maneira dinâmica e menos formalista. Sugereque se elejam métodos e atividades que ofereçam experiências e aprendizagens ricas em situações de participação, nas quais os alunos possam opinar assumir responsabilidades, resolver problemas econflitos e refletir sobre as consequências de seus atos. Estas atividades podem ser exposições de trabalhos, campanhas, projetos.

È importante ressaltar que crianças pequenas têm em geral, maiorespossibilidades de participar produtivamente em situações simples. Para que tenha sentido os trabalhos com Temas Transversais os mesmos precisam ser contextualizados na vivência da comunidade escolar e seusproblemas cotidianos, os PCNs também sugere que o professor planeje uma série de atividades organizadas e direcionadas de acordo com faixa etária de cada um, levando sempre em conta a realidade que ogrupo está inserido.

Ao abordar o Tema Transversal Orientação sexual contatou-se que a sexualidade nas séries iniciais visa permitir ao aluno encontrar na escola um espaço de informação e de...
tracking img