Pesquisa pne

O que é o PNE
O Plano Nacional de Educação (PNE), criado pelo MEC, traça as diretrizes e metas para a Educação brasileira, sendo que a duração de cada vigência é de dez anos.Existiram diversosesforços na tentativa de criar um plano de educação para o Brasil;data de 1932 um dos primeiros manifestos que pode ser considerado a primeira tentativa nesse segmento.porem somente em 1998 precisamenteno dia 12 de fevereiro este projeto deu entrada na câmara dos deputados não sendo ele o único dois dias antes entrara outro semelhante construído por sua vez pela sociedade civil.Porem embargadopelas eleições de 98 só pode ser sancionado em janeiro de 2001. O PNE foi elaborado pelo Ministério da Educação, fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Participaram mais de60 entidades entre conselhos, secretarias, sindicatos e associações.
Diretrizes
O PNE é um plano de governo que estabelecem diretrizes, metas e prioridades para o setor educacional brasileiro,com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino em todo o país. As diretrizes do PNE - 2011/2020 são:
I - erradicação do analfabetismo;
II - universalização do atendimento escolar;
III -superação das desigualdades educacionais;
IV - melhoria da qualidade do ensino;
V - formação para o trabalho;
VI - promoção da sustentabilidade sócio-ambiental;
VII - promoção humanística,científica e tecnológica do País;
VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.
IX - valorização dos profissionais daeducação; e
X - difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática
Da educação

Metas
O PNE também conta com 20 metas são elas:
Meta 1 - Universalizar, até 2016, oatendimento escolar da população de quatro e cinco anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.
Meta 2 - Universalizar o ensino...
tracking img