Brasil contexto e atualidae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03

1.1 DEFINIÇÃO DO TRABALHO 03

1.2 HIPÓTESE 03

1.3 OBJETIVOS 04

1.3.1 Objetivo Geral 04

1.3.2 Objetivos Específicos 04

1.4 JUSTIFICATIVA 04



2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 04

2.1HISTÓRICO SOBRE O PNE 04

2.2 LEGISLAÇÃO SOBRE PNE 06

2.3 VANTAGENS EM CONTRATAR PNE 07

2.4 INTEGRAÇÃO DO PROFISSIONAL COM DEFICIÊNCIA NA EMPRESA 08

2.5 DIFICULDADES NA INCLUSÃO DO PNE NO MERCADO DE TRABALHO 08

2.6 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DO PNE NAS EMPRESAS 10

2.7 INSTALAÇÃO DO PNE NAS EMPRESAS 10



3.METODOLOGIA 12

3.1 TIPO DE ESTUDO 12
3.2 AMOSTRA 12
3.3 INSTRUMENTO DE COLETA 12
3.4 PROCEDIMENTOS 12
3.5 ANÁLISE ESTATÍSTICA 12



4. RESULTADOS E ANÁLISE 12

5. CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

ANEXO16




RESUMO.

Pesquisa descritiva transversal que estuda a participação das empresas na contratação de portadores de necessidades especiais (PNE). O objetivo do estudo foi verificar o histórico da participação dos PNE nas empresas, assim como, os métodos de recrutamento aplicados por essas empresas, as leis que regem essas contratações, o nível depreconceito o qual o PNE é submetido e as condições de trabalho e suas instalações. Trata-se de um estudo de caso, com a participação de 20 portadores de necessidades especiais, cujos dados foram levantados através de um questionário com cinco perguntas fechadas. O resultado mostrou uma diferença no desenvolvimento empresarial, onde as empresas não estão atendendo às expectativas por parte do PNE.Conclui-se que o mercado de trabalho ainda precisa se adequar para alcançar um patamar de excelência na inclusão social dos portadores de necessidades especiais.

I – INTRODUÇÃO.

1. – DEFINIÇÃO DO PROBLEMA.

Esse artigo pretende demonstrar quais as dificuldades que os PNE estão encontrando para terem oportunidades de emprego e de se profissionalizarem, assim como, qual a importância dainclusão dos mesmos nessas organizações, verificar quais as leis que regem sobre esse tema, as vantagens de se contratar tais pessoas, documentar um histórico de como essas pessoas eram tratadas no passado e quais são os atuais tratamentos, como as empresas estão se preparando estruturalmente para receber essas pessoas, quais são as dificuldades encontradas na inclusão social no mercado detrabalho e como proceder no recrutamento e seleção dessas pessoas, dessa forma, esse artigo tem o seguinte questionamento:
Até que ponto a empresa brasileira está contratando Portadores de Necessidades Especiais (PNE) para seu quadro de funcionários?


2. – HIPÓTESE.


A sociedade tem demonstrando interesse em receber os PNE para as atividades profissionais e inclusão social, a mídiapropaga constantemente, com a presença dos mesmos em novelas que esse assunto seja abordado em casa, nas escolas, universidades, nas empresas, nas entidades de governo, nas comunidades. No entanto, ainda precisamos de mudanças de cultura e comportamento para que toda a sociedade fique adequada aos PNE.
Temos o exemplo da conquista do ônibus com acessibilidade, contudo o que vemos é umademora na chegada desses ônibus adaptados, motorista que não para ao ver um cadeirante no ponto, ônibus normalmente lotado e com pressa, motoristas despreparados que não sabem manusear os elevadores e que muitas das vezes nem funciona. Logo uma operação simples que é um embarque de um usuário de cadeira de rodas representa um constrangimento, atraso e violação dos direitos de quem é portador de...
tracking img