Projeto liga dos campeos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto
Liga dos Campeões-CAPS de Futsal

DEMÉTRIO SÉRGIO DOS REIS

Aracaju
2012

Projeto
Liga dos Campeões-CAPS de Futsal

Projeto Terapêutico da Oficina de futebol de salão para usuários (pessoas com transtornos mentais e/ou que fazem uso de álcool e outras drogas) assistidos pelos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS e do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. deSergipe
Projeto Terapêutico da Oficina de futebol de salão para usuários (pessoas com transtornos mentais e/ou que fazem uso de álcool e outras drogas) assistidos pelos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS e do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. de Sergipe

DEMÉTRIO SÉRGIO DOS REIS

Aracaju
2012

AGRADECIMENTOS

Sinceramente, agradecemos a todos os que nos auxiliaram nesteprocesso ,coordenadores, colegas professores, especialmente ao professor Alexandre Oliveira e à TalitaLins pela análise e sugestões apresentadas. 

Muito obrigado

 

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 4
ESCLARECIMENTO 5
 
1 IMPORTÂNCIA DA LEITURA 6
 
2 PESQUISA CIENTÍFICA
2.1 CONCEITOS 9 
2.2 FINALIDADES 9
2.3 TIPOS DE PESQUISA  10

REFERÊNCIAS 57
 Anexo 1 – Modelo de Capa  60
Anexo 2 - Modelo de Folha de Rosto 62

1 – APRESENTAÇÃO
A terapia do futebol
Na Inglaterra, o esporte ajuda no tratamento de doenças mentais

Figura 1 Figura 2
O PODER DA BOLA
Os jogadores têm doenças como depressão e síndrome do pânico.
Uma iniciativa interessante está chamando a atenção da comunidade científica mundial envolvida em novasabordagens no tratamento de distúrbios psiquiátricos. Na Inglaterra, ganha notoriedade uma liga de futebol formada por times integrados somente por pacientes. São indivíduos portadores de doenças como esquizofrenia, depressão, ansiedade e transtorno bipolar que estão encontrando nos gramados um bom auxílio para o alívio dos sintomas.
A idéia de criar a Positive Mental Attitude Sports Foundation -Fundação de Esportes para Atitude Mental Positiva - foi da terapeuta ocupacional Janette Hynes, de Londres. Com base em sua experiência profissional na assistência a doentes mentais, ela percebeu que aqueles beneficiados por uma boa rede de contatos sociais e atividade física apresentavam melhora significativa. Janette somou a essa percepção sua paixão pelo futebol - ela mesma pratica o esporte háanos - e resolveu fundar o primeiro time.
Isso foi em 2005. De lá para cá, a idéia ganhou corpo. Hoje, são 18 equipes, divididas em três divisões espalhadas pela Inglaterra. Ao todo, participam dos jogos 453 pacientes. "E continuamos a crescer", contou à ISTOÉ Peter Smith, um dos coordenadores da liga. "Há seis novos times em formação." As partidas não seguem o modelo convencional. Elas duram 30minutos, em vez dos 90 tradicionais, e as equipes são compostas por homens e mulheres. A frequência dos jogos depende da disponibilidade dos participantes, mas costuma ser em média de uma vez por semana.
Um último balanço feito pelos organizadores trouxe à luz resultados animadores. Em um dos times, o Hackney, a maioria dos 15 jogadores reportou progressos em diversos aspectos dez meses após oingresso na liga. "Mais de 70% deles estavam tomando menos medicação e mantinham relações mais saudáveis com a família e os amigos", disse Smith à ISTOÉ.

2 – HISTÓRICO
O primeiro evento futebolístico evolvendo usuários (pessoas com transtorno mental) de CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) aconteceu no município de Aracaju, no dia 17 de agosto de 2002, no período da manhã, o local da realizaçãodos jogos foi o campo Society do Clube da Associação Atlética Banco do BANESE, em Aracaju. Com o título de “Torneio Arthur Bispo do Rosário” teve como idealizador Demétrio Sérgio dos Reis, técnico/profissional de saúde mental. Esse Torneio contou com a participação dos três CAPS existentes até então no município de Aracaju, foram eles: Arthur Bispo do Rosário, David Capistrano Filho, AD...
tracking img