A epistemologia de maturana1 como alternativa da epistemologia atual na matemática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A EPISTEMOLOGIA DE MATURANA1 COMO ALTERNATIVA DA EPISTEMOLOGIA ATUAL NA MATEMÁTICA

Fábio Leandro Cruzado2

RESUMO

O objetivo deste texto é entendermos as críticas impostas ao representacionismo por Maturana e Varela e fortalecer sua concepção de epistemologia, difundida no livro “A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana” (Maturana e Varela, 2001) comoaplicação imediata na sala de aula. Tomaremos a Matemática como à disciplina em xeque. Ressaltaremos também algumas das conseqüências que o representacionismo trouxe a sociedade na qual vivemos. É apresentada uma alternativa ao Empirismo: o Construtivismo.

Palavras chaves: epistemologia, representacionismo, empirismo, construtivismo.

APRESENTAÇÃO

A elaboração deste trabalho foi baseadaem debates ocorridos durante a disciplina “Epistemologia e Ensino de Ciências e Matemática” do curso de pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas da UFSCar, leituras de livros, artigos e conhecimento próprio.
Vale ressaltar que devida algumas particularidades com o marxismo, tomei o cuidado para enfatizar a aplicação da epistemologia de Maturana e Varela na sala de aula para o ensino dematemática. Certas conseqüências ou danos que ocorreram na sociedade devido a epistemologia atual não serão explorados na sua plenitude. A fonte utilizada para pesquisa de artigos foi o scielo e google acadêmico.
_______________________
1 Nos referimos especificamente a obra MATURANA, H.R. & VARELA, F.J – A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Tradução; HumbertoMariotti e Lia Diskin. São Paulo, Pala Athenas, 2001. Ambos os seus autores são biólogos e orientam os seus estudos para a compreensão da vida dos seres vivos na terra e o desenvolvimento do sistema nervoso. Suas pesquisas estende-se ao âmbito social humano.
2 Professor de Ensino Fundamental e Médio, atuando na rede pública e particular; Mestrando em Ensino de Ciências Exatas – Matemática pela UFSCar– PPGECE.
DESENVOLVIMENTO

Num primeiro momento é importante entendermos o que é epistemologia e principalmente as consequêcias que essa teoria traz para a sociedade.
Epistemologia ou teoria do conhecimento (do grego ἐπιστήμη [episteme], ciência, conhecimento; λόγος logos], discurso) é um ramo da Filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e aoconhecimento. A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento (Wikipédia, 2010). Temos aqui um fator importante que deve ser exaltado: validade do conhecimento, ou seja, tendo uma epistemologia que considerada pela maioria como ideal ou verdadeira, comitantemente temos uma sociedade sendo moldada com essa “filosofia de conhecimento” e consequentemente se essaepistemologia não for tão satisfatória assim, a sociedade como um todo sofrerá os danos causados por ela.
Vamos entender isso melhor: suponhamos uma sociedade onde as pessoas mais inteligentes são as que possuem um maior conhecimento. Suponhamos ainda que esse conhecimento seja realmente prestativo quando o que queremos ou desejamos é o melhor para si e para o grupo. Logo, teríamos o desejo departicipar de mais grupos, fazermos o melhor para esses grupos e consequentemente obter mais conhecimento através dessas cooperações. Seguindo essa concepção, teríamos uma sociedade com união de grupos, onde as pessoas querem ser úteis a esses grupos. Mas, e se a epistemologia recaísse no indivíduo como seu principal propulsor de conhecimento e o coletivo ficasse em segundo plano. Que tipo de sociedadeteríamos? Por abstração, não seria uma questão difícil de responder.

A epistemologia “atual”

Formalizar uma teoria de como se dá o conhecimento no ser vivo, em particular no ser humano, é uma questão histórica. Ao decorrer dos séculos vimos que inúmeros cientistas e filósofos buscaram esse entendimento.
Para Maturana (e Varela), nosso senso comum de epistemologia, compartilhado...
tracking img