Pesquisa de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
8- Pesquisa de Mercado: Despesa ou Investimento?
(Cia Paulista de Pesquisa de Mercado – 1998)

A maior parte das grandes empresas brasileiras mantém um departamento de marketing que se encarrega de atender às necessidades de pesquisa da empresa. Na maioria dessas empresas, este departamento administra o sistema de pesquisa de marketing planejando, selecionando e contratanto empresasespecializadas que realizam diferentes tipos de pesquisas. Nas empresas menores, o executivo envolvido com as decisões de marketing encarrega-se de especificar os objetivos da pesquisa e contratar uma empresa especializada para a realização do projeto.

Se a pesquisa de mercado é uma despesa ou investimento, esta questão é, às vezes, avaliada de maneira equivocada por parte das empresas, indicandocarência de informações sobre Pesquisa que permitam avaliar melhor seu custo/ benefício.

São comuns, por exemplo, colocações referentes aos “gastos” representados pela pesquisa, em especial, nos momentos em que há coincidência com retração das vendas da empresa, justamente quando a necessidade de pesquisa sobre o mercado é ainda mais premente. “Como podemos ‘gastar’ em pesquisa, logo agora queas vendas caíram?”

Na verdade, pesquisa é sempre um investimento, mesmo que seu retorno, conforme a situação, possa não ser imediato. Outro fato bastante comum é a decisão de realizar-se internamente a pesquisa, usando profissionais de vendas, de telemarketing, ou de quaisquer outras áreas da empresa.

Esta decisão pressupõe que a atividade de pesquisa esteja apenas na elaboração de umquestionário, sua aplicação e posterior análise. No entanto, o trabalho de pesquisa implica uma série de procedimentos técnicos, que vão desde o planejamento, passando pelo instrumento, tratamento dos dados, análise e interpretação. Só assim resulta em informações realmente confiáveis para a tomada de decisões.

O próprio questionário – instrumento para a coleta dos dados – é um bom exemplo destesprocedimentos técnicos: sua formulação deve seguir um conjunto de regras que envolvem, no mínimo, a seqüência e formulações mais adequadas de questões, até sua própria extensão. Questionários mal formulados estimulam respostas de igual qualidade.
Entre as informações obtidas através de uma pesquisa elaborada sem tais procedimentos e a ausência total das informações, é mais sensato para a empresa,na maioria das vezes, ficar com a última opção. Isto porque, resultados sem confiabilidade têm grande potencial para causar confusões, enquanto a falta de informação pode gerar maior cautela na atuação da empresa.

A participação do solicitante da pesquisa, na formulação de um projeto, assim como no entendimento dos resultados obtidos, é muito importante. Afinal, é ele quem melhor conhece oproduto, serviço ou instituição, podendo oferecer subsídios essenciais para a formatação de uma Pesquisa que efetivamente atenda seus objetivos.

O ideal, portanto, é a soma de esforços, envolvendo profissionais dos dois lados, solicitante e fornecedor de Pesquisa.

9- A PESQUISA E O EMPREENDEDOR
( Sebrae e Instituto Ibope- 2006)

Seja para a abertura ou expansão de um negócio, aprimeira providência que um empreendedor deve tomar é desenvolver uma análise mercadológica. A pesquisa de mercado é a ferramenta certa para suprir a necessidade de desenvolver estratégias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, escolher o melhor ponto de localização, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano demarketing, como a tomada de decisões mais cotidianas. Para que isso aconteça, cada tópico abordado em uma pesquisa de mercado deve trazer uma resposta ou informação essencial para um plano de marketing.

A pesquisa de mercado é antes de tudo uma ferramenta de trabalho para tomadas de decisões. Apresenta fatos apurados com acuidade, para que decisões sejam tomadas com segurança. É o instrumento...
tracking img