Peru

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Peru
* Informações gerais
O Peru , oficialmente chamado de República do Peru, é um país sul-americano limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia e ao sul pelo Chile. O seu litoral, a oeste, é banhado pelo Oceano Pacífico. Pela sua localização estratégica, Perú é um destino privilegiado para o turismo e um dos mais atrativos mercados de investimentos.Herdeiro de culturas milenárias e de uma rica tradição colonial.
O Peru é uma república presidencialista democrática dividida em 25 regiões. A sua geografia é variada, exibindo desde planícies áridas da costa do Pacífico, aos picos nevados dos Andes e à floresta amazônica, característica que proporciona a este país diversos recursos naturais.
As principais atividades econômicas incluema agricultura, a pesca, a exploração mineral e a manufatura de produtos têxteis. Após a sua independência em 1821, o Peru passou por períodos de alternância entre turbulência política e crise fiscal e estabilidade e crescimento econômico.
A população peruana, estimada em 28 milhões, é de origem multiétnica e possui um alto grau de mestiçagem, incluindo ameríndios, europeus, africanos e asiáticos. O país éconsiderado nação em desenvolvimento e possui um nível de pobreza de 34%.
O idioma oficial é principalmente o espanhol, ainda que um número significativo de peruanos fale quechua e outras línguas nativas. A mistura de tradições culturais produziu uma diversidade de expressões nas artes, na culinária, na literatura e na música.

História
* Os primeiros povoados |
Os primeirospovoadores chegaram no Peru 20.000 anos atrás. Trouxeram instrumentos de pedra e só sabiam caçar e recolher frutas. O processo de domesticar plantas culminou com a agricultura e a construção de aldeias e centros públicos cerimoniais. Quando se integraram as culturas regionais, apareceram técnicas novas como a arte têxtil, a metalurgia e a olaria, originando o nascimento das altas culturas. * Os incasAcultura Inca (1.200 -1.500 d.C.) foi a civilização mais importante de américa do sul. A organização econômica e a distribuição da riqueza, suas manifestações artísticas e sua arquitetura impressionaram aos primeiros cronistas.Os Incas adoraram à terra (Pachamama) e ao sol (Inti). O Inca, soberano do Tahuantinsuyo, considerava-se sagrado e filho do sol, é por isso que as lendas de orígem dos incasrelatam que o sol envía seus filhos (Manco Cápac e Mama Ocllo ou os quatro irmãos Ayar e suas mulheres) a fundar Cusco, cidade sagrada e centro do Tahuantinsuyo.A expansão dos Incas é atribuída a que foram extraordinários organizadores. O ayllu era o núcleo central, familiar e territorial da população. O Inca mobilizava grandes quantidades de população como prêmio ou castigo e assim foiconsolidando a expansão, à vez que se 
nutria dos conhecimentos das culturas desenvolvidas com anterioridade. O grupo de parentesco do Inca era a panaca, que estava integrada pelos parentes e seus descendentes, com exceção de aquele que se converteria em Inca e formaria uma nova panaca. Os cronistas espanhóis do século XVI assinalaram que foram treze seus soberanos: desde o legendário Manco Cápac até opolêmico Atahualpa, quem perdeu sua vida durante a conquista espanhola.O Tahuantinsuyo ou Império Inca, conseguiu se expandir até os atuais países de Colômbia pelo norte e Chile e Argentina, incluindo totalmente os territórios de Bolívia e Equador.Os membros das panacas eram os nobres incas, encabeçados pelo soberano. O poder das panacas e do Inca é tangível em todo o Tahuantinsuyo, mas é naarquitetura cusquenha que atinge seu esplendor: o Koricancha ou Templo do sol, as fortalezas de Ollantaytambo e Sacsayhuamán e sobretudo, a cidade de Machu Picchu. * O encontro de dois mundosO encontro da cultura inca com a cultura espanhola iniciou-se com a conquista espanhola no século XVI. Em 1532 as tropas de Francisco Pizarro capturaram Atahualpa em Cajamarca. A população aborigine decresceu nas...
tracking img